Home / Política

POLÍTICA

Caiado terá um “exército” de prefeitos na campanha em 2022

Diferente de 2018, quando candidatos ‘outsider’ venceram em diversos estados a diversos cargos eletivos – governador, senador, deputado federal e deputado estadual - as eleições de 2022 devem ter predominância dos políticos tradicionais com fortes respaldo de bases municipais. Outsider é a pessoa que não pertence a um grupo político determinado e aparecem nas eleições como francos favoritos. O governador Ronaldo Caiado (DEM), que vai concorrer à reeleição, consolida bases municipalistas, com o respaldo de 200 prefeitos, de diversos partidos, em todo o estado.

Após vencer as eleições em 2018 com o apoio de apenas 14 prefeitos, Caiado muda o cenário para o pleito do próximo ano: tem força base municipalista, envolvendo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, primeira-damas, ex-prefeitos e dirigentes partidários.

Desde janeiro último, o governador tem reunido grupos de prefeitos, nas cidades que visita, para discutir as parcerias administrativas e, na oportunidade, espontaneamente, os gestores municipais hipotecam apoio a novo mandato do democrata.

Um dado curioso: prefeitos da oposição – PSDB, MDB, PSD, Republicanos, Patriota e Progressistas – também se manifestam a favor da reeleição de Caiado, independente dos posicionamentos das direções estaduais. Justificam que Caiado tem sido “aliado” dos municípios, discute prioridades de obras e não tem não exige filiação de quem quer que seja.

O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), diz que Ronaldo Caiado vai passar para a história como o governador que conquistou o apoio do maior número de chefes de executivos municipais. “Os prefeitos formarão uma sólida base eleitoral para Caiado em 2022. Por que isso? Por que o governador tem atuado como municipalista”.

O prefeito de Goianira, Carlão Andrade (DEM), presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) destaca que o governador Ronaldo Caiado inova ao abrir o Palácio das Esmeraldas para os prefeitos. “Caiado é um governador que dialoga, que ouve os prefeitos, seja eles da situação ou da oposição. E os resultados estão aí: o governador tem altos índices de popularidade”.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado, diz que a aliança MDB/DEM vai ampliar ainda mais a votação de Ronaldo Caiado à reeleição em 2022: “O governador trabalha muito, é honesto. Terá o nosso apoio em todo o sudoeste goiano”.

Inovação

Os prefeitos elogiam a iniciativa de Ronaldo Caiado de promover encontros, nas cidades, para a discussão das prioridades das ações do governo do estado. “Caiado, de forma democrática, debate com os prefeitos as obras que cada cidade deve receber. Isso só aumenta a empatia e simpatia dos prefeitos em relação ao seu governo”, diz o secretário estadual de Governo, Ernesto Roller.

O deputado Bruno Peixoto (MDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, disse que os prefeitos o procuram para antecipar apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. “Todos os prefeitos com os quais tenho conversado dizem que o governador precisa de novo mandato para concluir a sua obra administrativa. Eles deixam claro que estarão ao lado de Caiado na campanha eleitoral de 2022”.

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) lembra que os prefeitos, inclusive da oposição, defendem a reeleição do governador Ronaldo Caiado: “Não há espaço para a alternância de poder em 2022. Caiado terá o respaldo da população para cumprir mais quatro anos à frente do governo de Goiás”.

O deputado federal José Nelto (Podemos) diz que o principal “trunfo” do governo Caiado é o resultado de obras nos municípios em áreas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, além dos programas sociais. “É um governo sério, honesto e que tem obras para mostrar”.

Prefeitos de maiores cidades apoiam reeleição de Caiado

Prefeitos das 30 maiores cidades goianas – com raras exceções – defendem a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM) nas eleições de 2022. O contingente populacional dessas cidades representam 2/3 do eleitorado goiano, segundo levantamento feito reportagem.

Além do DEM, partido do governador, os prefeitos pró Caiado pertencem a siglas como o PSDB, MDB, PSD e Republicanos, que se posicionam no campo oposicionista em razão das eleições de 2018, quando apoiaram as candidaturas de José Eliton (PSDB) e Daniel Vilela (MDB) à sucessão estadual.

É preciso registrar: nos 246 prefeitos de grandes, médias e pequenas cidades, a base do governo Caiado e, consequentemente, apoio à reeleição, conta com 200 chefes de executivos municipais, além de centenas de vereadores, ex-prefeitos e ex-vereadores.

Os prefeitos sustentam que, mesmo que os seus partido venham a optar por palanque diferente nas eleições do ano que vem, irão abrir dissidência para apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Os chefes de executivo municipais argumentam que o governo Caiado promove parcerias administrativas para assegurar obras em áreas fundamentais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura sem indagar qual a filiação partidária de quem quer que sela.

Ronaldo Caiado tem evitado antecipar o debate sobre as eleições de 2022, entretanto, os prefeitos o procuram, durante encontros realizados em cidades-estratégicas, para manifestar apoio à reeleição do governador. Como a reportagem mostra, são prefeitos de praticamente todos os partidos.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Progressistas) recebeu apoio decisivo de Ronaldo Caiado, na campanha pela reeleição, ano passado, quando o petista Antônio Gomide o ameaça, conforme registrava as pesquisas de intenção de votos. Naves, ao lado de Caiado, recebeu nas pesquisas e venceu o pleito no primeiro turno. Caiado é natural de Anápolis e sempre foi bem votado na cidade. “Caiado faz bom governo, é companheiro, merece novo mandato de governador”, diz Roberto Naves.

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, expulso do MDB em 2019, trocou o partido pelo Democratas e, com o apoio do governador, foi reeleito ano passado. É um dos mais fieis seguidores de Caiado. “Goiás está em boas mãos, pois Caiado governa com seriedade e responsabilidade, além de espírito público. Vou estar ao lado do governador nesta campanha pela reeleição”, ressalta Paulo do Vale. Rio Verde é a maior cidade da região Sudoeste de Goiás, capital do agronegócio.

Outro prefeito que estará ao lado de Caiado nas eleições de 2022 é Dione Araújo, eleito em Itumbiara (sul do Estado), pelo DEM, com larga margem de votos, ano passado. Caiadista de primeira hora, o agropecuarista é um dos entusiasta pela reeleição do governador. “Para o bem de Goiás, Caiado deve ser reeleito para o segundo mandato,. Vou suar a camisa, ao seu lado, na campanha do ano que vem”.

As prefeitas de Milena Moura (Jandaia) e Vanuza Valadare (Porangatu) afirmam que Ronaldo Caiado realiza um “governo municipalista”, com parcerias para obras necessárias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura e também de inclusão social, com atuação destacada da primeira-dama Gracinha Caiado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias