Home / Política

POLÍTICA

Gir leiteiro é apresentado para embaixadores

A Estância Tamburil, localizada em Bela Vista de Goiás, região metropolitana de Goiânia, recebeu no último sábado, 8, representações diplomáticas e comerciais, além de parlamentares, executivos e parceiros. O objetivo era apresentar os resultados práticos alcançados com o investimento em genética de gado da raça Gir na pecuária leiteira.

O presidente da agropecuária, Amarildo Gonçalves, que detém o maior banco genético de gado leiteiro do continente, abriu negociações para a exportação de embriões para a Costa Rica, Panamá e Honduras, países considerados pequenos na América Central, mas de importância estratégica. Uma missão irá em abril a Lisboa com o intuito de estabelecer uma ponte comercial a partir de Portugal, Espanha e na sequência se estender pela Europa.

O rebanho da propriedade se compõe, hoje, de cerca de mil animais. Em sua maioria, das raças Gir e Girolando, que chegam a produzir até 80 litros diários por matriz. A média nacional se limite a 3,8 litros por vaca/dia. Este fato foi inclusive ressaltado pelo presidente da Abraleite (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), Geraldo Borges. Segundo ele, 98% dos municípios brasileiros produzem leite com o segmento gerando 5.500 mil empregos.

O agro também foi ressaltado pela secretária de Agricultura de Bela Vista, Kelen de Souza. Segundo ela, 90% da arrecadação do município procedem da atividade agropecuária. Teceram considerações sobre a agropecuária os embaixadores Jorge Reyes, de Honduras; Miguel Bárcenas, do Panamá; e Norman Cortez, da Costa Rica; Juan Angel, cônsul da Espanha em Goiânia; o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária em Goiás, José Eduardo de França; Ivan Marques, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro-Oeste e Sucursal Goiás; Geraldo Borges, presidente da Abraleite; os deputados Amauri Ribeiro, Rubens Otoni, Zacharias Calil, Glaustin da Fokus; Laís Thomaz, da UFG.

Inseminação
Ao mostrar um pouco da história da estância, Amarildo Gonçalves lembrou que tudo começou com apenas uma vaca. Hoje, o rebanho leiteiro, liderado pelo Gir, está multiplicado. São mais de mil animais. A inseminação tomou conta e atualmente registra mais de 30 mil vendas de embriões. Detém o maior banco de gado leiteiro do continente. Para o melhoramento da qualidade do rebanho afirma que o único caminho é o da genética.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias