A recente mobilização que tomou conta das redes sociais para que jovens com 16 anos ou mais tirassem seus títulos de eleitores para que pudessem votar pela primeira vez nas eleições de 2022 também tem pautado a pré-campanha de Felipe Cecílio (MDB), neto do ex-senador Mauro Miranda (MDB) e do ex-deputado federal Jamel Cecílio, que disputará vaga na Câmara dos Deputados.
Felipe, porém, estendeu seu campo de ação: nas visitas políticas pelo interior do estado, nos seus perfis nas redes sociais e em encontros informais com estudantes universitários, o pré-candidato também tem lembrado que o dia 4 de maio não significa apenas o fim do prazo para tirar o título pela primeira vez, mas também para regularizá-lo em função de ausência nas últimas eleições ou até mesmo por conta de novo domicílio eleitoral.
“No dia a dia, nós somos protagonistas das nossas escolhas. E até mesmo nos indignamos ou achamos um absurdo quando querem escolher por nós. Então porque aceitamos isso durante o processo eleitoral?”, provoca Felipe Cecílio.
“Votar é um gesto de suma importância, e cada voto contribui para definir os rumos da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Juntos podemos fazer história!”, profetiza o pré-candidato emedebista no vídeo que circula em suas redes sociais [veja em instagra.com/felipececilio.oficial].
O procedimento para regularizar o título eleitoral é simples e rápido, e pode ser feito pela internet por meio do sistema “Título.net”, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): tse.jus.br.
Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).