“Tenho certeza de que nós estamos escrevendo uma história incorruptível, inabalável, porque estamos entregando um Estado muito diferente do que recebemos”, afirmou o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, ao falar para os formandos do 15º Curso de Intervenção Rápida Ostensiva (Ciro), os policiais militares que agora vão integrar o Batalhão do Grupamento de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), na noite desta sexta-feira, 12, na Academia da Polícia Militar (PM), em Goiânia.
O vice-governador destacou a bravura dos homens e mulheres que integram a PM-GO e destacou que, graças ao empenho deles, a corporação goiana, apesar de ser proporcionalmente uma das menores do país, é a que tem os melhores resultados.
A turma levou o nome do sargento da PM-AC Wesley Almeron Silva de Oliveira, que integrava o grupo do 15º Ciro e sofreu um acidente fatal durante o treinamento com a motocicleta, em Goiás. Lincoln Tejota destacou a homenagem dos colegas goianos. “Presto minha continência e reconheço a dedicação de todos os policiais, na pessoa do nosso sargento Almeron, na pessoa de sua mãe e do seu irmão, quem estão aqui presentes. Que vocês levem no coração nossas palavras de conforto e de carinho”, disse o vice-governador dirigindo-se aos familiares do militar acreano.
“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar ao lado dos senhores e das senhores, dos familiares, dos que vieram aprender e ensinar. Os senhores estarão para sempre gravados no coração de Goiás e que o Estado do Acre tenha na Polícia Militar do Estado de Goiás uma polícia irmã, parceira, pronta para, juntos, combatermos o bom combate”, ressaltou Lincoln Tejota. “Hoje é um dia de muita emoção, que sem dúvida ficará marcado na história da nossa querida Polícia Militar do Estado de Goiás e do Acre, porque hoje estamos entregando homens mais preparados.”
Lincoln Tejota lembrou que é preciso primeiramente agradecer ao governador Ronaldo Caiado por ter empoderado as forças policiais de Goiás. “Esse empoderamento trouxe respeito, e os resultados hoje nos dão orgulho”, pontuou o vice-governador, acrescentando que é preciso reconhecer também que esse resultado vem do suor, do sangue, da dedicação dos homens e mulheres que estão prontos para entregar a vida e defender a sociedade. “A cada evento como esse eu saio menos civil e mais militar porque a nossa polícia é responsável pela nossa paz. Se tem jogo de futebol, festa de ano novo, programa social é porque tem polícia. Se o preço do seguro de carros em Goiás caiu, não foi por varinha mágica, é pela dedicação desses homens e mulheres que saem de casa sem saber se vão retornar”, ponderou.
Lealdade e apoio
Comandante-geral da PM, o coronel André Henrique Avelar agradeceu ao governador Ronaldo Caiado e ao vice-governador Lincoln Tejota “pela lealdade e pelo apoio que nos são colocados para que nossas tropas possam seguir adiante”. “Ao Batalhão de Giro, que exporta conhecimento para todo o Brasil e que certamente entrega o melhor para a PM-GO e para toda a sociedade na data de hoje, nosso agradecimento. Especialmente, cavaleiros de aço, tenham a proteção de Deus, e sabedoria em seus corações para que encontrem a virtude, a sabedoria e a temperança necessária para o combate ao crime e para que sejam sempre vencedores”.
O comandante do Policiamento da Capital, coronel Câmara, disse que o curso ficará marcado para sempre na história das PM dos estados de Goiás e do Acre. “Nós tivemos um fato trágico, que ficará marcado principalmente na família de nosso herói, sargento Almeron. Vale ressaltar que quem se submete ao curso e à rotina a que nossos cavaleiros de aço se submetem é vocacionado e nasceu para fazer a diferença na vida do próximo, nasceu para ser polícia, que sonhou com isso quando criança”. “Podem ter a certeza de que se por um acaso tivermos de deixar esse plano combatendo o bom combate, estaremos felizes, porque somos vocacionados e nascemos para isso”, garantiu Câmara.
Leia também: