Home / Política

POLÍTICA

Bolsonaro apresentou projeto para retirar Yanomamis de reserva em 93

Proposta do decreto de lei no entanto foi rejeitada pelo Congresso Nacional

Imagem ilustrativa da imagem Bolsonaro apresentou projeto para retirar Yanomamis de reserva em 93

Um projeto de decreto, do então deputado Jair Bolsonaro, mostra que o ex-presidente pretendia extinguir a reserva indígena dos yanomamis. No entanto, a proposta apresentada pelo ex-deputado e ex-presidente da República, foi rejeitada pelo Congresso Nacional na época: "Torna sem efeito o decreto de 25 de maio de 1992, que homologa a demarcação administrativa da terra indígena Yanomami, nos estados de Roraima e Amazonas", diz o documento de novembro de 1993. Veja abaixo:

Na decisão que indeferiu o pedido de Bolsonaro, o relator Fernando Gabeiro, expõe uma série de fatores que impedem que o mesmo seja aprovado. Entre os fatos citados estão a reserva indígena para o povo Yanomami tanto de origem brasileira como venezuelana, uma vez que faz fronteira com a Venezuela, além da própria constituição que impediria a aplicação de tal decreto de lei.

Em 2009, uma indígena já havia denunciado o genocídio cometido pelo governo contra o povo Yanomami. Veja no vídeo abaixo:

Governo Bolsonaro ignorou 21 pedidos de ajuda dos Yanomamis

No domingo 22, o site The Intercept Brasil revelou que a gestão do ex-presidente teria ignorado 21 pedidos de ajuda aos povos. As solicitações foram realizadas em sua maioria pela Hutukara Associação Yanomami que aponta um crescimento de 46% do garimpo ilegal em 2021, atingindo mais de 3 mil hectares de terras indígenas.

“Adultos com peso de crianças, crianças morrendo por desnutrição, malária, diarreia e outras doenças. Os poucos dados disponíveis apontam que ao menos 570 crianças menores de 5 anos perderam a vida no território Yanomami nos últimos 4 anos, com doenças que poderiam ser evitadas”, afirma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após visitar o povo indígena em Roraima, no sábado, 21.

As fotos que mostram índios da etnia Yanomami desnutridos ganharam os principais jornais do país, no último final de semana, e a existência de um projeto de autoria de Bolsonaro, mostra que há tempos, o mesmo queria arrumar uma maneira de tirar os Yanomamis da sua reserva. Vale ressaltar que a reserva em que se encontra a tribo indígena tem madeiras nobres e metais preciosos, e é de interesse de vários garimpos ocuparem a área em questão para serem exploradas.

Mais vídeos:

  • POLÍTICA

    Ratinho convida Marçal e Datena para brigarem em seu programa

    O pronunciamento foi feito as redes sociais após assistir ao debate da TV Cultura, quando Datena agrediu Marçal com uma cadeira

    Publicado segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - 10:22

    / Atualizado segunda-feira, 16 de setembro de 2024

  • POLÍTICA

    Pablo Marçal é atacado com cadeirada por Datena em Debate

    Incidente ocorreu após Marçal questionar a candidatura de Datena e mencionar uma denúncia de assédio.

    Publicado segunda-feira, 16 de setembro de 2024 - 10:08

    / Atualizado segunda-feira, 16 de setembro de 2024

  • POLÍTICA

    Comerciantes denunciam que são coagidos e ameaçados por apoiar outros candidatos a vereador

    As ameaças foram registradas através de boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia

    Publicado quinta-feira, 12 de setembro de 2024 - 11:35

    / Atualizado quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias