Um projeto de decreto, do então deputado Jair Bolsonaro, mostra que o ex-presidente pretendia extinguir a reserva indígena dos yanomamis. No entanto, a proposta apresentada pelo ex-deputado e ex-presidente da República, foi rejeitada pelo Congresso Nacional na época: "Torna sem efeito o decreto de 25 de maio de 1992, que homologa a demarcação administrativa da terra indígena Yanomami, nos estados de Roraima e Amazonas", diz o documento de novembro de 1993. Veja abaixo:
Projeto de decreto do então deputado Jair Bolsonaro pretendia extinguir a reserva indígena dos yanomamis. pic.twitter.com/POGW0jUSu3
— Lira Neto (@lira_arte) January 22, 2023
Na decisão que indeferiu o pedido de Bolsonaro, o relator Fernando Gabeiro, expõe uma série de fatores que impedem que o mesmo seja aprovado. Entre os fatos citados estão a reserva indígena para o povo Yanomami tanto de origem brasileira como venezuelana, uma vez que faz fronteira com a Venezuela, além da própria constituição que impediria a aplicação de tal decreto de lei.
Em 2009, uma indígena já havia denunciado o genocídio cometido pelo governo contra o povo Yanomami. Veja no vídeo abaixo:
Governo Bolsonaro ignorou 21 pedidos de ajuda dos Yanomamis
No domingo 22, o site The Intercept Brasil revelou que a gestão do ex-presidente teria ignorado 21 pedidos de ajuda aos povos. As solicitações foram realizadas em sua maioria pela Hutukara Associação Yanomami que aponta um crescimento de 46% do garimpo ilegal em 2021, atingindo mais de 3 mil hectares de terras indígenas.
“Adultos com peso de crianças, crianças morrendo por desnutrição, malária, diarreia e outras doenças. Os poucos dados disponíveis apontam que ao menos 570 crianças menores de 5 anos perderam a vida no território Yanomami nos últimos 4 anos, com doenças que poderiam ser evitadas”, afirma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após visitar o povo indígena em Roraima, no sábado, 21.
As fotos que mostram índios da etnia Yanomami desnutridos ganharam os principais jornais do país, no último final de semana, e a existência de um projeto de autoria de Bolsonaro, mostra que há tempos, o mesmo queria arrumar uma maneira de tirar os Yanomamis da sua reserva. Vale ressaltar que a reserva em que se encontra a tribo indígena tem madeiras nobres e metais preciosos, e é de interesse de vários garimpos ocuparem a área em questão para serem exploradas.