Inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro do PL está determinado a se candidatar ao Palácio do Planalto, em 2026, usando a mesma manobra em que o presidente Lula, PT usou em 2018, quando estava preso em Curitiba.
Na ocasião, Lula se lançou como cabeça de chapa e ingressou com liminar para se manter na disputa, porém o recurso foi indeferido e o PT nomeou Fernando Haddad na cabeça de chapa, e Manuela D'Ávila, como vice.
Segundo a legislação eleitoral brasileira o candidato pode ser substituido até 20 dias antes das eleições, Bolsonaro sabe e confia nesse calendário. Segundo especialistas é possível que o ex-presidente se lançe como candidato, mesmo sendo indiciado por golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de direito e organização criminosa. Embora atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, o ex-presidente tem recursos jurídicos para apresentar sua candidatura.
Aliados afirmam que Jair Bolsonaro se lançará candidato e insistirá até o último momento, tendo como vice o seu filho o Deputado Eduardo Bolsonaro, vale lembrar que ele foi o deputado mais bem votado do Estado de São Paulo, com 1,8 milhões de votos, se a justiça rejeitar todos os recursos que o ex-presidente apresentar, ele terá 20 dias antes das eleições para nomear o novo nome para ser cabeça de chapa, que em tese seria Eduardo Bolsonaro.