O levantamento da Latam Pulse, divulgado na terça-feira, 11, pela Atlas/Intel Bloomberg, traz o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), em terceiro lugar na corrida presidencial.
Os números foram celebrados por integrantes do União Brasil e movimentos que defendem a candidatura de Ronaldo Caiado para presidente.
Em dois cenários testados, Caiado aparece como o segundo nome mais forte da direita, atrás apenas de Eduardo Bolsonaro (PL) - com a inelegibilidade, Jair Bolsonaro tentará emplacar um dos familiares em seu lugar. Mas no decorrer de uma campanha, com melhor preparo para debates, Caiado tende a superar estes adversários.
A sondagem, que ouviu 3.125 eleitores entre 27 e 31 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais, mostra o governador goiano cada vez mais competitivo na disputa, na medida em que os pesquisados reconhecem seu nome.
No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Caiado tem 7,5% das intenções de voto, ficando atrás do presidente Lula (PT), que lidera com 40%, e do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que soma 24,2%. O governador goiano supera nomes como o cantor Gusttavo Lima (5,2%), a senadora Simone Tebet (MDB, 4,4%), o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil, 4,2%) e o empresário Pablo Marçal (PRTB, 3,4%).
Segurança pública
Quando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entra na disputa, Caiado marca 5,9%, enquanto Tarcísio alcança 28,2%. Lula segue na liderança com 41,1%. Ainda assim, o goiano supera os demais candidatos testados.
A pesquisa também aponta que segurança pública e combate à corrupção são as maiores preocupações do eleitorado - áreas bem consideradas nas duas gestões de Caiado.
Enquanto o governo Lula enfrenta rejeição expressiva na segurança, 50% dos entrevistados avaliam seu desempenho como ruim ou péssimo.
