O governador Ronaldo Caiado (UB) anunciou, nesta terça-feira, 2, o programa Aprendiz do Futuro em Goiás, que beneficiará mais de 1,1 mil adolescentes.
Os beneficiados devem ter idade entre 14 e 15 anos. Com remuneração de meio salário mínimo, os selecionados também recebem benefícios, incluindo vale-alimentação e vale-transporte. Para participar, é necessário ser estudante da rede pública ou bolsista integral na rede particular, com renda familiar limitada a dois salários mínimos. A seleção é feita por edital.
"Quando o jovem entra para este programa, ele acredita que realmente vai começar a ter oportunidades. Ele também recebe um valor substantivo, o que dá a ele uma certa autonomia", disse o governador.
"São estes programas que provam que Goiás é o estado que mais promove a inclusão social, retirando as pessoas da extrema pobreza e incluí-las em uma condição de dignidade", completou.
A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, afirmou que o programa muda a realidade dos estudantes, que passam a ter o primeiro contato com o mundo.
"Esse programa tem mudado a vida de milhares de jovens de Goiás, e dá a cada um dos adolescentes a oportunidade de também melhorar a renda familiar", ressaltou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás, Wellington Matos, que também estava no evento, disse que o Aprendiz do Futuro "representa não só oportunidade de aprendizado, mas também o desenvolvimento de aspectos emocionais, sociais e éticos".
"O Aprendiz do Futuro fornecerá uma educação prática e direcionada, permitindo adquirir habilidades específicas em diversas áreas. O programa dá um novo propósito para os jovens estudarem", ressaltou.