Home / Política

POLÍTICA

Caiado: “Ninguém governa estimulando ódio e agressão”

Governador agradece às deputadas federais Lêda Borges (PSDB) e Magda Mofatto (PL), eleitas pela oposição

“Ninguém governa estimulando o ódio e a agressão. Se governa aglutinando forças, vamos pensar maior, pensar grande”, esse foi o tom do discurso do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), durante a cerimônia que deu posse aos novos titulares do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Entorno do Distrito Federal (SEDF).

O evento, que foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, segunda-feira (06), contou com a participação de parlamentares de legendas que fizeram oposição à primeira gestão de Caiado. No entanto, a solenidade de posse de novos secretários teve discursos em tom de unidade em torno dos principais desafios da gestão estadual.

Entre os presentes estavam as deputadas federais Lêda Borges (PSDB) e Magda Mofatto (PL). Ambas foram cumprimentadas diretamente pelo governador. “Não tivemos a mesma posição na campanha que se encerrou, mas vocês estão tendo um gesto para que a gente construa a nossa bancada cada vez mais sólida em prol do estado de Goiás”, ressaltou Caiado.

Elogios a Gracinha

Em discurso, feito antes de Caiado, Magda Mofatto ressaltou a representatividade feminina da primeira-dama Gracinha Caiado. “Muito orgulha todas nós mulheres pelo seu trabalho social”, elogiou. Magda também saudou o governador. “Fiz questão de aqui estar porque o governo de Goiás faz com que a Secretaria do Entorno, com orçamento próprio, se torne elo fundamental para o desenvolvimento da região. O senhor acertou muito bem nessa indicação”, disse a tucana Lêda Borges ao governador referindo-se à nova titular da secretaria do Entorno do DF, Maria Caroline Fleury de Lima.

O engenheiro José Frederico Lyra Netto assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) depois de atuar como secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia. A SEDF tem como titular Maria Caroline Fleury de Lima, que ocupou a secretaria especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo da Presidência da República entre 2021 e 2022. Já o Detran passa a ser presidido pelo Delegado Waldir, que foi deputado federal por dois mandatos e disputou o Senado por Goiás nas eleições do ano passado.

Aproximação

Além de Lêda Borges e Magda Mofatto, o deputado federal Professor Alcides (PL), também eleito pela oposição em 2022, já manifestou apoio a Ronaldo Caiado, durante encontro com o governador, no Palácio das Esmeraldas. “A eleição terminou em 2 de outubro passado, Estive com Gustavo Mendanha, agora quero respaldar o governo Caiado para que possamos buscar recursos federais para aplicação em saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, infraestrutura e melhorar a qualidade de vida da população”.

O deputado federal Daniel Agrobom (PL), também do bloco oposicionista, dá sinais de aproximação com o Palácio das Esmeraldas e, em poucos dias, deverá ser recebido pelo governador Ronaldo Caiado. Ele é empresário e tem a mesma afinidade política do governador: respaldo ao setor agropecuário goiano.

Legislativo estadual

Na Assembleia Legislativa, Ronaldo Caiado recebeu apoio de deputados que não apoiaram a sua reeleição em 2022, como Gugu Nader e Rosângela Rezende, ambos do Agir; Veter Martins, do Patriota, e Karlos Cabral, do PSB. “Na campanha, estive no palanque da oposição. Agora, com a reeleição de Ronaldo Caiado, quero atuar ao lado do governador para que as obras prometidas cheguem ao sul do estado, principalmente Itumbiara. Caiado pode contar comigo”.

Segundo o líder do Governo Wilde Cambão (PSD), o Executivo vai contar com 32 votos os 41 parlamentares. “Vamos ter uma base sólida na Alego. Os deputados, inclusive os de oposição, estão comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do estado”.

Governador garante “competência” e escolha técnica na administração

Em meio ao tom político e eleitoral da cerimônia de posse dos novos secretários estaduais, o governador Ronaldo Caiado (UB) garantiu que os cargos na administração não são ocupados simplesmente por critérios políticos ou apadrinhamentos. O governador voltou a ressaltar a importância de se intensificar a entrega de resultados pela gestão para o fortalecimento da base aliada para as disputas municipais de 2024 e aponta que, para isso, é necessário ter competência.

“A maneira eficiente e de resultado. Isso tudo traz a nós uma confiança muito grande para que os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores possam trabalhar tendo a convicção de que nós estamos colocando uma pessoa ali não porque é apadrinhada de A ou de B. É porque, tecnicamente, é competente, é capaz”, discursou Caiado em referência à primeira titular da recém-criada Secretaria Estadual do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima.

Apesar do discurso focado na administração, as novas peças são colocadas pelo com o objetivo de fortalecer a base governista, de olho nas eleições municipais. O novo presidente do Detran, Delegado Waldir Soares (UB), tem meta de construir pré-candidatura à prefeitura de Aparecida, enquanto Maria Caroline deve articular junto a prefeitos no entorno e confirmar a unidade entre caiadistas para a disputa seguinte, em 2026, segundo informa o jornalista Rubens Salomão, em sua coluna “Sagres em Off”, no site da rádio Sagres.

Apesar do discurso de unidade dos prefeitos da região do Entorno do DF para a escolha de Maria Caroline Fleury, apenas dois prefeitos estiveram presente: Carlinhos do Mangão (PL), prefeito de Novo Gama, e Joseleide Lázaro (UB), de Padre Bernardo.

Depois da divisão interna, governistas apontaram para consenso em torno de nome técnico. No entanto, a nova auxiliar é indicação direta da ex-deputada federal Flávia Arruda, que estava presente ontem ao evento, no Auditório Mauro Borges, em Goiânia.

Questionado sobre alguma insatisfação entre os prefeitos da região, Caiado negou. “Eu não tenho nenhuma informação de nenhum prefeito que tenha contestado a posição dela. A Carol teve o aval de todos os prefeitos. É uma pessoa muito bem recebida”.

Esta semana, o governador deverá prosseguir com as nomeações do ex-deputado federal Francisco Jr, indicação do PSD (cargo a ser definido) e do ex-ministro Alexandre Baldy, presidente estadual do PP, para a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Já estão contemplados no governo Caiado o Solidariedade de Lucas Vergílio, o PSC de Eurípedes do Carmo, o União Brasil com o Delegado Waldir e outros partidos menores.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias