Home / Política

Eleições 2026

Cinco trunfos de Caiado para candidatura a presidente

Governador de Goiás em segundo mandato foi pioneiro da direita brasileira, atua há quatro décadas sem condenações e foi o primeiro a denunciar o PT


		Cinco trunfos de Caiado para candidatura a presidente


O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem cinco cartas na manga para disputar as eleições presidenciais em 2026. Como nome da centro-direita, é o que melhor coleciona atributos para disputar uma vaga para o segundo turno com o candidato da esquerda - que, neste momento, deve ser o presidente Lula.

Considerado o gestor com melhor aprovação nas principais pesquisas de opinião do país, fato comprovado por duas eleições majoritárias vencidas ainda no primeiro turno, Caiado tem articulado sua pré-campanha com dois fundamentos, informam políticos e assessores próximos: ter um conjunto de mandatos irretocáveis e técnicos e divulgar um passado absolutamente ficha limpa.

No atual momento, Caiado aparece nas pesquisas próximo dos demais postulantes - caso de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo). Sem Jair Bolsonaro (PL), indiciado pela Polícia Federal, o espectro da direita fica aberta a um escrutínio maior dos novos nomes para a disputa. O cantor Gusttavo Lima - amigo pessoal de Caiado - seria uma outra carta na manga, já que pode ajudar a popularizar ainda mais o nome do governador goiano. Poucos acreditam que ele seguiria até o fim.

Para superar os concorrentes, os trunfos de Caiado precisam chegar a todas regiões do Brasil.

Melhor mandato

Nenhum dos pretendentes da direita tem melhor desempenho do que Ronaldo Caiado nas urnas e na aprovação popular. O governador tem um conjunto de grandes aprovações no instituto Paraná Pesquisas e Quaest na faixa dos 80%. É o dobro de aprovação da maioria dos governantes brasileiros. A aprovação é uma cereja no bolo de marketing, uma vez que atesta e aprova o pretendente como algo certo em vez de candidatos duvidosos. As últimas pesquisas mostram que o eleitorado busca gestores experimentados. Por isso os candidatos à reeleição levam vantagem.

Com início da vida pública na defesa do agronegócio, político goiano teve comportamento oposicionista contundente nas últimas décadas. Sem precisar de Bolsonaro para vencer suas duas eleições ao governo, fez questão de apoiar o presidente em suas duas campanhas.

Melhor capacidade de embate

O enfrentamento com Ronaldo Caiado costuma doer. É um dos maiores debatedores do Congresso Nacional das últimas décadas. Tem uma voz grave e assertivas contundentes que tornam os adversários frágeis - basta vê-lo no embate direto com o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. Caiado tripudiou e isolou o político após enquadrá-lo na Câmara dos Deputados, em 2013, e questioná-lo como "chefe de quadrilha".Talvez seja o maior trunfo dele: capacidade de crescer muito nos debates e nas entrevistas para a grande imprensa. Desde seu início na política, Caiado tende a se destacar diante dos adversários. Em 1989, foi o primeiro a denunciar um suposto caso de corrupção envolvendo o PT - rumoroso caso Lubeca.

Partido forte

Como líder do antigo PFL e DEM, nos anos 90 e 2000, Ronaldo Caiado cresceu nas fileiras do União Brasil, tornando-se principal liderança do partido, a ponto dele ter condições de carregar a sigla junto ao projeto de disputar as eleições de 2026. É hoje o garoto propaganda do partido. Hoje, o UB é o quarto partido com mais prefeitos do país. Caiado sozinho ajudou a eleger a metade de 583. Em março, o UB vai iniciar um movimento nacional para divulgar sua candidatura.

Candidatura civilizada

Em qualquer pesquisa qualitativa se sobressai a imagem de que Ronaldo Caiado representa a direita racional, conservadora e tradicional. É civilizado na medida em que sabe respeitar as liturgias dos cargos que ocupa. Considerado republicano por adversários e estadista por aliados, o governador de Goiás é o nome mais equilibrado da direita, com capacidade de dialogar com diversos grupos políticos. Durante a pandemia de covid-19, a posição de Caiado, que é também médico e cientista da área em que atua, sobressaiu sua figura de estadista, elogiado tanto pela direita quanto pela esquerda, como político ponderado.

Ficha limpa

Por quatro décadas, Ronaldo Caiado transitou da Câmara dos Deputados para o Senado e depois ao governo. Em 1989, foi o único candidato a presidente representando abertamente a direita. Desde o início jamais foi condenado ou investigado por escândalos, destacando-se como político ficha limpa. Com esta imagem, tornou-se nome fácil para se apresentar numa disputa. Sem passivo, é uma candidatura livre de desgastes durante uma campanha.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias