O 8º congresso nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) terminou em confusão generalizada no último domingo, 01. O evento, que reunião lideranças de todo o país para eleger a nova executiva da legenda, precisou ser suspenso pelo atual presidente, Juliano Medeiros, após acusações de manobras de cunho político para um “golpe” com a finalidade de tomada de poder das executivas.
Segundo apurações, um dos estopins para o início da confusão foi acesso quando um dos militantes bradou o nome do líder socialista russo, Léon Trotsky. Assim como o PT, o PSOL é um partido que transita em diversas correntes da esquerda em suas fileiras, portanto, a divergência ideológica foi suficiente para que a discussão e as agressões se instalassem.
Mesmo com o conflito, a nova presidente da legenda foi eleita. Apoiada por Guilherme Boulos (PSOL/SP), que defende a manutenção do apoio do partido à base do atual governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a historiadora Paula Coradi foi escolhida por 67,1% dos delegados presentes, e seguirá no comando da executiva nacional do partido até 2026.
As deputadas federais Sâmia Bonfim (PSOL/SP) e Fernanda Melchiona (PSOL/RS) apoiaram a chapa derrotada no pleito, elas defendem a tese da independência do partido quanto a atuação da gestão de Lula. Sâmia chegou a afirmar que é necessário que o partido possa cobrar o governo e agir em contraponto a atuação do congresso nacional.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
“Quer um remédio ou um hambúrguer?” – diz presidente da CPI do MST à deputada do PSOL
POLÍTICA
Datena aparece em vídeo com Boulos pedindo para ser vice do deputado do PSOL em SP
POLÍTICA
Damares Alves critica PSOL por pedido de cassação de seu mandato
POLÍTICA
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro por incentivar atos golpistas
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Por meio de nota o atual presidente, Juliano Medeiros, lamentou o ocorrido:
“Durante o 8º Congresso Nacional do PSOL houve um desentendimento entre dois militantes que terminou por acirrar os ânimos e interromper o andamento do Congresso por alguns instantes. A direção do PSOL lamenta o ocorrido. O caso está sob apuração das instâncias responsáveis. O incidente não alterou o curso do encontro que se encerrou elegendo a nova direção e aprovando todas as resoluções previstas” Juliano Medeiros