Na abertura oficial do Campeonato Goiano 2024, o Goianão, o vice-governador Daniel Vilela afirmou que há determinação expressa do governador Ronaldo Caiado para que diferentes áreas de seu governo apoiem, de maneira mais ostensiva, os clubes de futebol e o esporte goiano. A declaração de Daniel ocorreu durante entrevista na noite desta quarta-feira (17/1), no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, onde foi realizado o primeiro confronto do campeonato.
Ele foi convidado para dar o pontapé inicial da partida entre Vila Nova e Goiatuba – o Tigrão venceu o jogo por 2 x 0. “O governador e eu sabemos bem da importância do esporte no desenvolvimento de jovens e crianças”, reforçou Daniel. “O futebol, em especial, também é sinônimo de entretenimento e contribui para divulgar as nossas cidades e o nosso estado pelo país afora”, acrescentou o vice-governador, ele próprio ex-jogador profissional e entusiasta das práticas esportivas.
Como exemplo de incentivo do Governo de Goiás ao esporte, o vice-governador mencionou a transmissão dos jogos do campeonato que está a cargo da TV Brasil Central, da Agência Brasil Central (ABC), autarquia do Executivo estadual. A emissora tem exclusividade na veiculação dos confrontos - a iniciativa teve início no Goianão de 2023. Há também a Nota Fiscal Goiana, iniciativa da Secretaria da Economia que vai distribuir R$ 4 milhões em recursos para os times da primeira divisão. O torcedor inscrito no programa poderá indicar seu clube do coração, aumentando as chances da equipe.
“As partidas são verdadeiros momentos de felicidade e de alegria para os torcedores goianos. Eu tenho certeza de que este será o melhor campeonato de todos os tempos”, disse Daniel. “Queremos ver clubes competitivos em campo e, ao mesmo tempo, se preparando para a disputa nacional no segundo semestre deste ano”, complementou o vice-governador, em referência ao Brasileirão 2024.
Na torcida
Em sua saída do Estádio Olímpico, Daniel foi questionado sobre qual time goiano era, na opinião dele, o favorito para ganhar o Goianão. Em tom descontraído, o vice apenas respondeu que “vença o melhor”, arrancando risos de lideranças políticas e esportivas que o acompanhavam ao local, como o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo; o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Alencar; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), região Centro-Oeste, André Pitta; e dirigentes e técnicos do Vila Nova e Goiatuba.
Além de atender a pedidos de selfies de torcedores, o vice-governador ainda teve um encontro inusitado. Torcedor do Goiás Esporte Clube, Daniel Vilela posou para fotos com o cantor goiano Thiago Brava, conhecido nos meios esportivo e musical por ser “fanático” pelo Tigrão. Em meio ao clima de informalidade, ele também foi abordado sobre qual time goiano tem a torcida do governador Ronaldo Caiado. Daniel disse suspeitar que seja o Vila Nova.