
O apresentador e humorista Danilo Gentili criticou publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro após declarações em defesa da revogação da Lei da Ficha Limpa. Em publicação nas redes sociais, Gentili reagiu com um comentário direto e ofensivo: “Vai tomar no seu .., vai”.
A manifestação ocorreu após Bolsonaro defender mudanças na legislação, que impede a candidatura de políticos condenados. O ex-presidente argumentou que a norma deveria ser alterada, sugerindo a redução do período de inelegibilidade. Gentili, que no passado apoiou Bolsonaro, não poupou críticas e o acusou de tentar beneficiar seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), envolvido no caso das chamadas “rachadinhas”. "Você abraça ministro pra livrar seu filho rachador da cadeia", escreveu o humorista.
A Lei da Ficha Limpa foi aprovada com o voto favorável de Bolsonaro à época. No entanto, atualmente, ele apoia um projeto do deputado Bibo Nunes (PL-RS) que busca reduzir de oito para dois anos o período de inelegibilidade, o que poderia viabilizar sua candidatura nas eleições de 2026.
O ex-presidente está inelegível até 2030, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte determinou que Bolsonaro utilizou o feriado de 7 de Setembro de 2022 para promover sua campanha eleitoral e disseminou desinformação sobre o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores.
Bolsonaro alega que a Lei da Ficha Limpa tem sido usada para perseguir políticos de direita. No entanto, a legislação já foi aplicada contra figuras de diferentes partidos e ideologias, incluindo o ex-ministro José Dirceu, do PT.
A defesa do ex-presidente busca reverter as condenações tanto no TSE quanto no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar dos recursos, a inelegibilidade de Bolsonaro segue válida até nova decisão judicial.