Home / Política

POLÍTICA

Dr. Wallisson é eleito prefeito de São Simão em eleição suplementar

.

O Dr. Wallisson José de Freitas (Podemos) foi eleito prefeito de São Simão com 48,75% dos votos na eleição suplementar realizada neste domingo (03/09). Em segundo lugar, com 45,33%, está Lucas Vasconcelos, do União Brasil. Jane Vilarinho, do PDT, ficou em terceiro com 5,92%. Novo prefeito vai exercer mandato-tampão até 31 de dezembro de 2024.

A chapa “Pode” teve Dr Wallisson (Pode) como candidato a prefeito e Professora Eliana (Pode) como vice. O advogado Dr. Wallisson já foi vice-prefeito da cidade, de 2016 a 2020, na administração de Ibinho (PTB).

A chapa “Unidos por São Simão” teve Lucas Vasconcelos (UB) como candidato a prefeito e o vereador Adriano Pimenta Marques (PTB) como vice. Ele era presidente da Câmara Municipal de São Simão em 2021, quando o prefeito foi afastado, e chegou a assumir o cargo.

A chapa “Renascer o Amor por São Simão” teve Jane Dayse Guimarães Vilarinho (PDT) como candidata a prefeita e Daniel do PT (PT) como vice. Jane Vilarinho é a secretária de Desenvolvimento Social da cidade.

Cassação

O prefeito eleito em 2020, Francisco de Assis Peixoto (PSDB), foi afastado após denúncias de importunação sexual e tentativa de obter e divulgar pornografia infantil em 2021. Existem sete denúncias formais de crimes sexuais contra crianças e adolescentes que teriam sido praticados desde 2001. Já o vice, Fábio Capanema (PP), teve os direitos eleitorais suspensos em decorrência de improbidade administrativa.

Em 2022, o prefeito e seu vice conseguiram uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para manter seus mandatos até o final do processo. Meses após serem reconduzidos ao cargo, o processo levou à cassação definitiva da chapa. Quem tomou posse em 4 de julho de 2023 foi o presidente da Câmara de Vereadores de São Simão, Ailton Lopes de Araújo (PSC), que atualmente é o prefeito interino da cidade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias