Contratado para acompanhar a sondagem de opinião pública de candidatos bolsonaristas, o Instituto Veritá não divulgou até agora oficialmente os números da pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de número GO-04821 referente à disputa eleitoral em Goiânia.
Conforme o registro no TSE, o instituto afirma que a divulgação ocorreria em 25 de outubro, última sexta-feira.
No documento consta que a Veritá é a própria contratante.
No período da manhã de sábado, 26, várias pessoas compartilharam um print com resultado de pesquisa cujo registro é de GO-04821. Nela, Sandro Mabel (UB) aparece com 52,3% contra 47,7% de Fred Rodrigues (PL).
Todavia, os militantes do PL carimbaram no resultado que é apontado como real com o timbre "Fake news" e espalharam o resultado de outra pesquisa e mais antiga como a "Veritá verdadeira" - fato que é também considerado fake, uma vez que a pesquisa compartilhada é de outro momento da disputa.
Apontado nas postagens como instituto em que os bolsonaristas se saem melhor, o Veritá publicou pesquisa no primeiro turno e apontou que Fred disputaria a reta final com Adriana Accorsi (PT) - o que não se repetiu nas urnas.
Estranhamente a empresa tem publicado as pesquisas realizadas no país em seu perfil de Instagram. Mas não divulga a sondagem de Goiânia que requereu registro. Ao contrário, o perfil manteve apenas a sondagem de 13 de outubro, o que confundiu quem procurou a sondagem mais recente na manhã de sábado.
Nas redes os compartilhadores afirmam que a empresa retirou o resultado do perfil após reações de bolsonaristas que entendem que a divulgação prejudica o candidato do PL.
Nos comentários da pesquisa antiga, que mostra Fred Rodrigues tecnicamente empatado com Mabel, leitores questionam o perfil da Veritá por supostamente ter apagado o resultado da sondagem GO-04821.
A reportagem procurou a Veritá para saber sobre os resultados da pesquisa que seria divulgada na sexta-feira, 25, mas ainda não recebeu retorno. No site do TSE, ao tentar puxar os dados da pesquisa, é informado que a empresa já os enviou, mas eles serão disponibilizados apenas após o fim das eleições.