O ex-governador de Goiás Marconi Perillo tem três motivos fortes para ficar distante da disputa nas eleições municipais de outubro desse ano em Caldas Novas. Como presidente do Diretório Nacional do PSDB e líder maior da legenda em Goiás suas prioridades serão outras, menos a candidatura do ex-prefeito Evandro Magal.
A reeleição do prefeito Kleber Marra (UB) seguirá com propostas e apoio das principais lideranças da cidade e do Estado, a exemplo do governador Ronaldo Caiado, enquanto Magal não poderá contar com a presença de Marconi Perillo na campanha.
Marconi Perillo terá como prioridade no Estado a eleição de Taís Lopes em Palmeiras de Goiás, berço político do ex-governador e principal aposta do PSDB para o pleito desse ano. Além do empenho pessoal de Marconi e seu staff, Taís terá a maior fatia da verba partidária para a campanha.
Aliado a isso Evandro Magal tem grandes dificuldades para tentar convencer Marconi Perillo a ajudar em sua campanha. A primeira é que nas últimas eleições gerais Magal apoiou expressamente o candidato vencedor da vaga para o Senado em detrimento de Marconi Perillo, candidato do PSDB. Ao apoiar o senador Wilder Morais e deixar Marconi Perillo na chapada Magal assinou a sentença de que um dia o ex-governador se vingaria do abandono. Magal ficou preso por nove dias e
Como em política a regra de que ninguém gosta de andar de braços dados com uma pessoa marcada ou doente Magal precisa enfrentar os fantasmas do passado. Ele tem contra si nódoas em seu passado recente, como ações de improbidade administrativa ainda em curso e a marca indelével de sua prisão em setembro de 2018, acusado de fraudes e lavagem de dinheiro. A Operação Negociata está em pleno curso e é uma ferida aberta contra o ex-prefeito Evandro Magal. Magal ficou preso por nove dias e chegou a ser cassado pela Justiça Eleitoral, só voltando ao cargo após liminar do TSE no último dia do presidente da época no cargo.
Em política a máxima de que a expectativa de poder é mais forte do que o exercício do poder está sempre atual. A expectativa é como um ímã que atrai mais apoio à medida que cresce. Em Caldas Novas isso é realidade. O atual prefeito Kleber Marra tem o apoio de 15 dos 17 vereadores e da maioria dos partidos no município. Além disso tem o apoio da deputada federal Magda Mofatto, que indicou seu vice-prefeito. Magal amarga adesões mínimas a seu projeto e ainda enfrenta distanciamento de potenciais aliados por causa de seus problemas com a Justiça. Enquanto Kleber Marra tem apoio de 11 partidos em sua coligação, Magal tem apenas o PSDB e o Agir em sua campanha. Com isso a grande massa politicamente engajada e o apoio popular estão do lado do prefeito e candidato à reeleição e Magal amarga desafetos políticos e distanciamento.
Marconi Perillo é um líder maior que seu partido, PSDB, e não vai deixar sua imagem colar em uma figura fadada ao fracasso, principalmente em função de projetar uma candidatura majoritária para 2026 e comprometer seu legado político a derrotados.