A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa eleitoral GO-05750/2024 do Instituto Veritá que trata da sucessão em Goiânia por supostas inconsistências no relatório registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Alguns portais de notícia e o perfil de um candidato divulgaram os dados na última sexta-feira, 4.
Conforme a Justiça, a pesquisa não divulga bairros pesquisados nem mesmo os levantamentos por regiões – dados elementares para uma pesquisa de opinião.
Conforme o juiz Otacílio de Mesquita Zago, da 002 Zona Eleitoral de Goiânia, o levantamento descumpre preceitos básicos de uma pesquisa de opinião.
A medida visa impedir que eleitores sejam influenciados por pesquisa sem consistência.
Nenhum outro instituto sequer se aproximou dos números do instituto julgado. O juiz cobra que o pesquisador faça coleta “coleta de dados de maneira mais homogênea possível”.
“A pesquisa não apresenta a segurança que se espera, o que justifica a pronta atuação da Justiça Eleitoral, de modo a garantir a lisura do pleito e a igualdade entre os candidatos”, encerra.
A pesquisa Veritá divulgada na última sexta-feira, 4, colocava Fred Rodrigues (PL) como vencedor da disputa – resultado que não se reproduz em nenhuma outra pesquisa registrada e divulgada.