Em reunião com representantes da classe médica e do setor de saúde, na segunda-feira, 14, o candidato Fred Rodrigues (PL) ouviu demandas dos profissionais e de lideranças dos setores público, privado e cooperativo de saúde e foi enfático ao reafirmar seu compromisso com uma gestão técnica.
“Eu quero ouvir vocês, vamos trabalhar juntos e com pessoas técnicas nos cargos de gestão”, declarou Fred Rodrigues, ressaltando que quer trazer os prestadores de serviços e funcionários públicos para dentro da prefeitura para que apresentem suas reivindicações e contribuam com a definição do que é o melhor para a capital. “Nada será imposto, vamos definir juntos o melhor para Goiânia”, disse.
Atrasos nos pagamentos, crise sem precedentes no setor, corte de energia em unidades de saúde, ameaças de fechamento de maternidades, incertezas, necessidade de mudanças no modelo de gestão, multiplicidade nas formas de contratação dos profissionais, cobrança de propinas para o recebimento de pagamentos em atraso foram algumas das queixas apresentadas ao candidato e que têm a sua origem em um ponto comum: a falta de compromisso com Goiânia e com os goianienses.
A atual gestão, assim como as anteriores, de acordo com Fred Rodrigues, foi engessada por acordões políticos, que levaram ao loteamento da Prefeitura entre partidos, sem compromisso com o desenvolvimento da capital ou com as necessidades da população.
“Meu compromisso é fazer diferente e ele já começa agora, na campanha, ao não aceitarmos acordos com partidos. Fizemos aliança apenas com o Novo, que comunga as mesmas ideias e veio somar sem a exigência de cargos futuros”, afirmou o candidato.
As reuniões aconteceram em dois momentos. À tarde, na sede da Coopanest (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás), em sabatina promovida pela cooperativa e a Fehoesg (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Goiás). À noite, na Associação Médica de Goiás (AMG).
Os encontros, considerados muito positivos por Fred Rodrigues, estreitaram a relação entre o candidato e a classe médica, dando sequência a conversas iniciadas ainda na pré-campanha e que o ajudaram na elaboração do plano de governo.
Na sabatina da tarde, Fred Rodrigues recebeu do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Venerando Lemes, um documento com diretrizes para a saúde e se comprometeu a ouvir os representantes do setor antes da escolha do futuro secretário da pasta. “Vamos trabalhar com uma lista tríplice de nomes indicados por vocês”, afirmou nos dois encontros, ressaltando que os representantes da área são as pessoas mais capacitadas para indicar esse gestor.
Participaram dos encontros, os presidentes da Coopanest, Haroldo Maciel Carneiro, da Fehoesg, Christiane do Valle, diretores da AMG, Rui Gilberto Ferreira (vice-presidente) e Waldemar Naves do Amaral (diretor Financeiro), representantes da Aheg (Associação dos Hospitais do Estado de Goiás), Cremego (Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás), Simego (Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás), Sindimagem (Sindicato das Clínicas Radiológicas, Ultrassonografia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear e Radioterapia no Estado de Goiás), Santa Casa de Misericórdia, Hospital Araújo Jorge, Fundahc (Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas), Fundação Banco de Olhos, diretores de hospitais e médicos de várias especialidades.