O Deputado Federal, Hugo Motta, que é o favorito para presidir a câmara dos deptuados deve ganhar o apoio de mais três partidos hoje, 5.
As articulações para garantir apoio na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados seguem nesta terça-feira, porém as atividades serão reduzidas devido à décima cúpula de presidentes dos parlamentos do G20, que será realizada no Congresso Nacional.
Apadrinhado pelo atual presidente da câmara Arthur Lira, Motta, PB, que é líder do Republicanos é o preferido para ser o sucessor de Lira.
Hugo Motta, recebeu apoio de numerosas bancadas da Câmara na última semana, com promessas de cargos na Mesa Diretora e espaços de destaques, e com foco em pautas concensuais, ele conseguiu unir partidos antagônicos como PT e PL, e siglas do chamado Centrão, PP, Republicanos, MDB e Podemos.
Na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, estavam mais dois líderes, Elmar Nascimento, União-BA e Antonio Brito PSD-BA. Nascimento aceitou negociar a sua desistência com a cúpula do União Brasil e Motta em troca de espaços de destaque para o União Brasil, porém ainda não oficializou a saída do pleito.
Brito, por enquanto, reitera que segue na disputa. Mas a pressão sob os outros dois candidatos cresce para que seus partidos não fiquem desamparados na divisão.
Outras siglas ainda não anunciaram apoio público a nenhum candidato, mas seguem realizando reuniões de bancada para formalizar um nome.