O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço dos primeiros oito meses de seu governo em um pronunciamento transmitido nacionalmente na noite da última quarta-feira.
Com foco em pautas econômicas e no objetivo de reduzir desigualdades, Lula buscou um tom de pacificação e união entre brasileiros.
Na véspera do desfile de 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, Lula afirmou que a data será de união entre os brasileiros, sem ódio ou medo. Ele defendeu que, apesar de possíveis diferenças, somos "um único e extraordinário povo".
Ao longo do pronunciamento, Lula citou seis vezes a palavra "democracia", ressaltando que o processo de tornar o Brasil um país livre e independente ainda não está completo. Ele disse que a democracia, soberania e união são os três pilares fundamentais para a construção contínua da independência.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
POLÍTICA
Supremo enviará a Lula indicações de mulheres para vaga no TSE
POLÍTICA
Lula anuncia novos ministros para fortalecer base no Congresso
POLÍTICA
Flávio Dino manda Polícia Federal investigar Sérgio Moro
POLÍTICA
Bolsonaro relembra 5 anos da suposta facada e diz que foi um preço alto pela Presidência
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Do ponto de vista econômico, Lula celebrou o crescimento do PIB nos últimos meses, o maior desde 2010. Também destacou a geração de empregos e aumento real do salário mínimo e dos salários dos servidores públicos federais.
Com um discurso em defesa da democracia, união e dos avanços econômicos, Lula buscou passar uma mensagem de pacificação na véspera do 7 de Setembro.
Confira o pronunciamento do presidente: