No início da tarde desta sexta-feira, 6, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à sua agenda em Goiânia, após 14 anos sem cumprir compromissos políticos em Goiás. Lula foi recebido na capital para a cerimônia de inauguração do BRT Norte-Sul, o novo sistema de transporte público que atenderá à cidade.
As linhas do BRT entraram em operação na madrugada do sábado, 31 de agosto. Mas, a pedido da presidência, a solenidade de lançamento foi adiada para esta sexta-feira, para que Lula conseguisse atender ao convite do Prefeito Rogério Cruz e estar presente na ocasião.
Antes do evento, porém, o presidente concedeu entrevista à rádio Difusora Goiânia. Ele falou sobre obras e investimentos em Goiás, seu apoio à candidata à Prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi, e também comentou sua relação com Ronaldo Caiado e outros governadores do país.
Obras e investimento na educação
Ao ser questionado se a razão da demora da entrega do BRT foi política, Lula mencionou que tem entregado agora, em seu terceiro mandato, obras paradas desde 2013. “Esse BRT parou, tem de perguntar por que ele parou!”, disse o presidente depois de afirmar que os governos anteriores deixaram mais de 6 mil obras federais inacabadas. “O cidadão que governou esse país, não governou. Ficou abandonado, um barco à deriva”, completou.
O presidente ainda afirmou que vai recuperar muitas obras que começou a fazer em seus mandatos anteriores. “É com muito orgulho que venho inaugurar o BRT, os primeiros 17 quilômetros [...] e espero que seja resolvida a pendenga que tem da construção do segundo (trecho do BRT) que nós vamos também querer terminar.”
Lula falou ainda sobre a construção de Institutos Federais nas cidades de Cavalcante, Porangatu e Quirinópolis, todos já com terrenos garantidos. Um segundo investimento na área de educação é o programa Pé de Meia, que atende a alunos do Ensino Médio, garantindo que eles tenham ajuda financeira enquanto estudam. Em Goiás, serão atendidos 92 mil alunos, sendo 12 mil deles em Goiânia.
Governadores e apoio a Adriana Accorsi
Perguntado sobre sua relação com o Governador Ronaldo Caiado, de visão política de direita, enquanto Lula, de esquerda, o presidente ressaltou uma perspectiva democrática e civilizada, respeitando a vontade do povo nas urnas. “Ele é o governador do estado, eu sou o presidente da república. Devemos nos tratar com respeito, porque quem ganha com isso é o povo”, disse.
O presidente encerrou a entrevista declarando seu apoio à candidata à Prefeitura de Goiânia, Adriana Accorsi, também do PT. Lula disse que pretende volta à capital para participar de um comício junto com a candidata. “Adriana é uma menina extraordinária [...] foi delegada geral em Goiás, é uma defensora da criança, a mulher, portanto acho que vou vir aqui fazer um ‘comiciozinho’ para ela, um dia desses!”
Ao final da entrevista, o presidente Lula seguiu para a Praça dos Trabalhadores, onde foi feita a cerimônia de inauguração do BRT, junto ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e diante de seus eleitores.