O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o governo federal vai disponibilizar R$ 1 bilhão em empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ajudar a economia do Rio Grande do Sul após um ciclone extratropical deixar mais de 70 cidades destruídas.
Além disso, cerca de 354 mil trabalhadores com carteira assinada poderão acessar seus recursos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O anúncio foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais depois de uma reunião no Palácio do Alvorada, junto a ministros que compõem um grupo voltado para averiguar a situação do Rio Grande do Sul após a maior tragédia climática de sua história.
O presidente disse que "garante à população gaúcha que governo federal não faltará no atendimento das necessidades do povo da região, seja pequeno e médio empresário, morador, pessoas que perderam as casas."
O vice-presidente Geraldo Alckmin visitou a região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, no domingo, 10, enquanto ocupava interinamente a Presidência devido à viagem de Lula à Índia.
Durante a visita, Alckmin anunciou a destinação de R$ 741 milhões em ajuda ao governo gaúcho, encontrando-se com prefeitos locais, ministros e o governador Eduardo Leite.