Home / Política

POLÍTICA

MDB mobiliza prefeitos para cacifar sigla às eleições de 2024

Após preparar estratégias com dois deputados federais e seis estaduais, o vice-governador Daniel Vilela

O vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, deu sequência ao trabalho de reestruturação e mobilização do partido, de olho nas eleições de 2024, ao se reunir, em Goiânia, com 25 dos 31 prefeitos da sigla. Semana passada, o dirigente conversou com os dois deputados federais e seis estaduais emedebistas.

A palavra de ordem de Daniel Vilela é a de que o MDB precisa ter comissões provisórias e diretórios definitivos estruturados nos 246 municípios goianos, o que vai permitir ao partido chegar chegar às eleições do próximo ano em condições de ampliar o número atual – 31 – de gestores municipais e também de vereadores.

O encontro, realizado a portas fechadas, debateu os caminhos do partido para as eleições municipais, estratégias e o apoio dos prefeitos na última eleição.

A orientação da direção estadual aos dirigentes e líderes municipais é no sentido de que o MDB dê preferência para o União Brasil na formação de chapa majoritária – prefeito e vice. “Onde o MDB tem melhor candidato do ponto de vista eleitoral, será cabeça de chapa, onde for o União Brasil, o partido ficará na vice”, diz um deputado estadual.

Nomes competitivos

No cenário atual, o partido quer candidatura própria nas maiores cidades, como em Goiânia, Aparecida e Anápolis. Aqui, as expectativas estão sob a empresária Ana Paula Rezende Craveiro, filha do casal, já falecido, Iris Rezende – Iris Araújo. Outra certeza também é de que o MDB priorizará alianças com o União Brasil, legenda do governador Ronaldo Caiado.

No encontro com os prefeitos, Daniel Vilela agradeceu os prefeitos pelo apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil. Inclusive, lembrou de uma reunião no diretório do MDB em 2021, onde 27 dos 28 prefeitos entregaram uma carta solicitando ao partido apoio ao governo Ronaldo Caiado. “Vocês foram fundamentais e determinantes para que o MDB tomasse a decisão correta de aliança com Ronaldo Caiado”, disse o dirigente ao agradecer o apoio dos correligionários.

Para os prefeitos, Daniel apresentou a equipe da vice-governadoria e deu destaque ao ex-deputados federal Pedro Chaves, como seu chefe de gabinete. Vilela agradeceu a parceria dos políticos durante a campanha de 2022 e se colocou à disposição.

Novo MDB

Em entrevista ao Jornal Opção, os prefeitos explicaram que o MDB está com as portas abertas para possível retorno do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, mas que nenhuma articulação oficial foi feita nesse sentido. “Eu acho que faria todos felizes trazer ele de volta para o partido [Gustavo Mendanha],” diz o prefeito de Buriti Alegre, André Chaves (MDB). O político emenda “é uma vontade minha”.

O prefeito de Guarani de Goiás, Janézio Pereira, do MDB, falou que a volta de Mendanha é interessante para compor o quadro do partido. Ele considera o nome “robusto” pelo favoritismo em Aparecida de Goiânia. “Seria uma volta natural (de Gustavo Mendanha). Acredito que Daniel Vilela entende que a divergência política já passou e agora a gente pensa no futuro”, ponderou.

Os emedebistas aguardam, também, a volta ao partido do atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, que vai concorrer à reeleição em 2024. Mariano admite se filiar ao MDB, o que assegurará à campanha dele o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB) e de Daniel Vilela (MDB).

Recém chegado ao partido, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra comentou o protagonismo político de Maguito Viela e Iris Rezende na política e principalmente no MDB. O emedebista acredita que Daniel pode ser o próximo político a ocupar a cadeira do Paço. “Vislumbramos uma expectativa de telo como governador na próxima eleição”, concluiu.

O presidente do MDB Jovem em Goiás, Glaykon Rangel e o deputado estadual, Lucas do Vale também participaram do encontro. “Nós falamos sobre às necessidades dos municípios goianos, gerando essa proximidade do governo do estado com os municípios”, comentou o parlamentar.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias