O Senador Marcos do Val (Podemos-ES), apresentou licença médica de suas atividades parlamentares na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos golpistas ocorridos no último dia 8 de janeiro de 2023. Ele passou mal logo após uma reunião realizada com a atual Presidente do partido em que está filiado, Renata Abreu (SP).
Durante a reunião que ocorreu na tarde da última terça-feira, 20 de junho, na sede do partido, Do Val deixou claro seu pedido de apoio jurídico à sigla que está incluído, tendo em vista a sistêmica gama de conflitos judiciais em que está envolto. Ele é figura central em uma investigação sobre uma suposta trama para a instalação de um golpe de estado após a derrota do ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, nas eleições de 2022.
Em nota, a assessoria do Senador afirma que seu gabinete continuará a funcionar sem interrupções, e que o parlamentar buscará reestabelecer sua saúde o mais breve possível para voltar às atividades de forma combativa.
“O senador Marcos do Val buscará restabelecer a sua saúde o mais breve possível, para então voltar às suas atividades parlamentares com ânimo e combatividade renovados”
Apesar do fator saúde, Do Val estabeleceu condições para seu licenciamento da CPMI, ele exigiu que sua vaga seja ocupada pelo Senador Marcos Rogério (PL/RO), que apesar de não ser de seu partido, segundo ele, defende os valores conservadores.