Foi publicada, nesta sexta-feira (31), a declaração na qual o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirma que o governo brasileiro quer negociar condições de voos melhores para os brasileiros deportados dos Estados Unidos.
"Temos interesse em trazer os brasileiros de volta tão pronto possível, e eles (os EUA) também têm interesse em mandar as pessoas", diz o ministro.
O acordo, segundo o chanceler, prevê o uso de aviões melhores, com rotas que não necessitem de escalas, que os voos sejam negociados, acertados e anunciados pelo governo brasileiro, permitindo que haja maior transparência sobre condições, como o uso de algemas – expressamente proibido pela legislação brasileira para cidadãos não condenados no país – e maior conforto aos brasileiros.
"Queremos garantir que os voos sejam planejados com antecedência, possibilitando que se discuta o uso de algemas (...) Uma das medidas que facilitariam muito seria um voo direto, sem escalas, porque as paradas tornam a viagem mais cansativa e prolongam o tempo de deslocamento", explica Mauro Vieira.