Os desdobramentos desta viagem foram ressaltados pelo prefeito Haroldo Naves (MDB), também presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), que se reuniu na semana passada, na sede da entidade com o presidente da Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM), Luiz Fernando Fernando Guimarães e o consultor do governo chinês,Chen Jun.
Participaram também da reunião o assessor especial do governador Ronaldo Caiado, Euler Moraes e a gerente de mineração da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), Lívia Parreira.
Segundo Haroldo, os objetivos deste encontro, foram o de estreitar o relacionamento com a China e traçar estratégias para trazer mais investidores para a mineração de esmeraldas em Campos Verdes.
"Expusemos as nossas potencialidades e riquezas minerais e buscamos as parcerias para trazer um laboratório para certificação das pedras preciosas e semi-preciosas, aproveitando a tecnologia chinesa e, com isso, gerando mais credibilidade aos certificados". Diz.
Ele informa também, que isso reforça a Nova Escola de Lapidação e é esperada a visita da vice-governadora da Província de Herbei (China), em Goiás, para dar andamento aos protocolos.
Os projetos são avançados e inovadores, conforme o prefeito. Anterior à pandemia, um grupo chinês visitou o município e gostou do que viu, de acordo com ele. "Agora é nossa intenção, através desta parceria e intercâmbio, que hora iniciamos - inclusive fomos agraciados e teremos uma cidade-irmã na China-, para troca de informações e know-how.
É nossa intenção adquirirmos, através de convênios, parcerias ou recursos próprios, uma máquina chinesa de lapidação de alta tecnologia, avançada, de precisão e de qualidade para profissionalizarmos e aumentarmos a produção e finalização das pedras preciosas das esmeraldas". Finaliza Naves.
Feira Internacional das Esmeraldas- Campos Verdes realizará de 22 a 24 de setembro, a 8° Feira Internacional das Esmeraldas. O município possue a maior mina do Brasil da pedra preciosa e, este ano, terá várias atrações, como o "Garimpe e Pague" áreas de comercialização, e vários outros atrativos.
São esperados negócios de mais de R$ 14 milhões de reais, público de mais de 40 mil pessoas de 12 Estados e delegações internacionais, já que a esmeralda atrai investidores de várias partes do mundo.