
Na primeira agenda oficial da Missão Índia, o governador Ronaldo Caiado reuniu-se com o ministro de Comércio e Indústria da Índia, Jitin Prasada, para discutir parcerias em tecnologia, inovação, inteligência artificial e combustíveis renováveis. "Foi uma reunião produtiva: mostramos para eles nossa capacidade produtiva, avançando agora também para o biometano", disse o governador.
A Índia e Goiás possuem economias complementares, com potencial para ampliar a cooperação em tecnologia, inovação e energias renováveis. O governo goiano aposta na parceria para atrair novos investimentos, fortalecer a matriz energética sustentável e fomentar o crescimento econômico do estado.
O encontro, realizado ontem, marcou o início de uma série de compromissos da delegação goiana no país asiático. O governo indiano demonstrou interesse na troca de experiências e designou três auxiliares para acompanhar as tratativas com Goiás.
A economia indiana, uma das que mais crescem no mundo, é impulsionada pela inovação tecnológica e pelo setor de serviços, especialmente tecnologia da informação. Além disso, o país tem investido fortemente em combustíveis renováveis para reduzir sua dependência de importação de petróleo. Durante a reunião, os indianos compartilharam sua experiência na produção de biocombustíveis a partir de resíduos agrícolas, como o etanol derivado de arroz, enquanto Caiado destacou o avanço do biometano em Goiás.
Goiás, por sua vez, possui uma economia baseada no agronegócio e na indústria, sendo um dos maiores produtores de grãos e etanol do Brasil. O estado tem ampliado investimentos em biocombustíveis, alinhando-se às tendências globais de energia limpa. Caiado ressaltou a capacidade produtiva goiana e a possibilidade de cooperação entre os dois mercados para impulsionar a inovação no setor.
Outro tema discutido foi o modelo tributário indiano, que opera com um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) unificado, simplificando a arrecadação e incentivando o comércio. O governador também demonstrou interesse pelo sistema de microcrédito da Índia, que tem promovido o empreendedorismo e o crescimento de pequenas empresas. Além disso, foi abordado o uso da tecnologia na saúde pública, com destaque para o monitoramento digital de quase 1 bilhão de indianos por celular.
Reuniões
A Missão Índia segue até o dia 21 de fevereiro, com o objetivo de estreitar laços comerciais e atrair investimentos para Goiás. Na primeira semana, estão programados cerca de 20 compromissos oficiais, incluindo reuniões com os ministros indianos Shri Shivraj Singh Chouhan (Agricultura) e Shri S. P. Singh Baghel (Pecuária). Caiado também participará do Painel de Lideranças da India Energy Week 2025 e de uma rede de negócios organizada pela Federação Indiana de Exportação e líderes da indústria (FIEO).
Invest Goiás destacará oportunidades do Estado
Durante a missão governamental de Goiás à Índia, de 10 a 21 de fevereiro, a Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás (Goiás Parcerias) e a Câmara de Comércio e Indústria Indo-Brasileira (CCIIB) promoverão o Invest Goiás, um conjunto de eventos estratégicos voltados para atrair investimentos e formar parcerias. A programação inclui apresentações institucionais, painéis temáticos e rodadas de negócios, permitindo que a comitiva goiana mostre as potencialidades do estado aos empresários indianos.
A iniciativa contará com dois eventos principais. O primeiro ocorrerá em Nova Délhi, no dia 13 de fevereiro, com um jantar na Embaixada do Brasil, reunindo representantes do governo goiano, empresários e autoridades indianas. Já o segundo evento será em Mumbai, no dia 18 de fevereiro, dentro do Índia Brasil Summit, onde serão debatidas oportunidades de negócios em setores estratégicos como agronegócio, energia renovável, tecnologia, indústria farmacêutica, saúde e mineração. O governo de Goiás também terá um estande para apresentar o estado e suas vantagens competitivas.
O Invest Goiás busca atrair investidores indianos por meio de projetos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), Parcerias Público-Privadas (PPPs) e joint ventures. Presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares destaca a importância da ação para fortalecer a interlocução entre Goiás e a iniciativa privada indiana, possibilitando novas oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado.