Morre Siqueira Campos, primeiro governador do Tocantins
Redação
Publicado em 5 de julho de 2023 às 14:48 | Atualizado há 2 anos
Polêmica e histórica. Assim foi a carreira do ex-governador Siqueira Campos (PL), morto ontem aos 94 anos.
José Wilson Siqueira Campos morreu na noite de ontem, 4, em Palmas (TO), após enfrentar infecção generalizada e falência renal. Siqueira completaria 95 anos em 1º de agosto. Sua morte por septicemia chegou a circular dias antes, mas era boato e informações de sites não profissionais. Seu filho, Eduardo Siqueira Campos, confirmou o falecimento nesta terça-feira.
Natural de Crato (CE), Siqueira foi um dos defensores mais ferrenhos para a separação de Goiás em 1988. Naqueles anos – como deputado federal por Goiás – apresentou três projetos de lei separatistas. Mas todos foram vetados pelo presidente José Sarney, que exigiu a constitucionalização do assunto. Com o advento da Assembleia Constituinte foram criados mecanismos para o surgimento do Estado do Tocantins, com os goianos perdendo o Norte de Goiás.
Governador
O político foi quatro vezes governador do seu estado. O pioneiro ajudou a desenvolver o Tocantins, mas enfrentou ações judiciais e investigações dos órgãos de fiscalização do seu estado quanto a supostos crimes contra a administração e lavagem de dinheiro.
No folclore político, todavia, perdurou a imagem de pioneiro apaixonado pelo Tocantins. E político interessado em deixar seu legado político aos filhos – cujo melhor exemplo foi a carreira do filho Eduardo Siqueira Campos, ex-prefeito e ex-senador.