
Aliado de primeira hora de Ronaldo Caiado (UB), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) - que fez questão de participar da caravana, rumo a Salvador (BA), para o lançamento da pré-candidatura à presidência da República - aposta no crescimento do governador de Goiás na corrida presidencial, nas eleições de 2026. o evento ocorre nesta sexta-feira (4), às 9 horas, no Centro de Convenções da capital baiana.
“Considero que Caiado é o nome certo para o Brasil, pelo resultado de sua gestão, nos dois mandatos, com avanços significativos, como nas áreas da educação, segurança pública, saúde e de assistência social. Goiás detém o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando a melhor nota do país. Temos, ainda, a descentralização da saúde para o interior do estado, com a construção de policlínicas, desafogando os atendimentos na nossa capital, e também destaco os investimentos na segurança pública, tornado Goiás o estado mais seguro do Brasil”, relaciona Mabel.
Mabel também citou o fortalecimento das finanças do estado e o programa Goiás Social, criado por Caiado, que visa combater a vulnerabilidade social e promover a inclusão de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. “Esse programa tem sido um modelo para o Brasil, que pode ser replicado com sucesso em todo o país, num eventual governo de Caiado”, pontua.
O prefeito destaca que, pelos posicionamentos do governador goiano na defesa das prerrogativas dos estados, ele tem se colocado como um porta-voz dos estados, reconhecido nacionalmente. “Caiado tem um perfil diferenciado no cenário político nacional, marcado pela polarização entre os extremos, de direita e esquerda. Vejo que Caiado tem um perfil equilibrado, de centro-direita, que contempla o pensamento de grande parte do eleitorado brasileiro”, afirma.
Na avaliação de Sandro Mabel, o lançamento da pré-candidatura de Caiado em Salvador tem um simbolismo que vai além de um ato oficial. Ao escolher a capital baiana, o prefeito ressalta que o governador goiano ganha visibilidade na segunda maior região do país com mais eleitores. O nordeste concentra 43% do eleitorado do país, o que representa 43,4 milhões de eleitores, atrás apenas da região sudeste.
Vale lembrar que a região nordeste é o maior reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que registrou 69,34% dos votos, contra 30,66% de Jair Bolsonaro. O cenário que se desenha hoje é de um provável confronto entre Caiado e Lula, em 2026. Em relação a pesquisas eleitorais, Mabel avalia que é ainda muito cedo para se aferir o desempenho dos pré-candidatos, faltando mais de um ano para o pleito de 2026. “Tenho certeza de que pela experiência que Caiado adquiriu como governador e pela experiência adquirida em por cinco mandatos de deputado federal e um mandato de senador da República, ele será um bom presidente para o Brasil”.
Revitalização do centro
A viagem de Sandro Mabel a Salvador vai além do lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado à Presidência da República. O prefeito vai conhecer o projeto Renova Centro, que tem fomentado o desenvolvimento urbano, a moradia e a requalificação de estruturas do centro histórico da capital baiana, metas que podem ser replicadas no centro de Goiânia.
Para a atração de investimentos no centro histórico, a prefeitura de Salvador oferece incentivos tributários para estimular, por exemplo, a aquisição, reforma e restaurações de edifícios e casarões. “É um projeto bacana, também pela oferta de incentivos fiscais para quem investe no centro, que tem dados bons resultados, segundo informações da prefeitura baiana. Espero voltar já com uma ideia formada para colocarmos a revitalização do centro de Goiânia em ordem. Nossa cidade vai ficar bonita cada vez mais, com o programa Brilha Goiânia, com iluminação de LED”, afirma.