Home / Política

Municipalismo

“População quer obras e gestão eficiente”, diz Daniel a prefeitos

Vice-governador esteve no Encontro Anual de Gestores, realizado em Goiânia pela Federação Goiana de Municípios (FGM)

Daniel Vilela: diálogo e parceria com os prefeitos goianos, independente de partidos Daniel Vilela: diálogo e parceria com os prefeitos goianos, independente de partidos

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, fez um importante alerta a prefeitos e secretários de diversas cidades goianas que, nesta quarta-feira (6/12), participaram do Encontro Anual de Gestores, realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia: “A população dos seus municípios está muito mais interessada na entrega de resultados por parte do poder público e em uma gestão eficiente e muito menos em ações populistas e eleitoreiras”.

“É muito bom termos um prefeito amigo, que participa da nossa festa de aniversário. Mas é bem melhor ter um prefeito que faz o que realmente precisa ser feito na sua cidade”, exortou Daniel, em discurso direcionado aos chefes do Executivo. “A política, sobretudo a partidária, não se sobrepõe mais à boa gestão. E é com isso que vocês têm que se preocupar. Vamos trabalhar redobrado; pois temos aqui a melhor ‘safra’ de prefeitos do estado”, enfatizou.

O vice-governador ainda relatou que teve o “privilégio” de conviver “intensamente” com dois grandes líderes políticos que, entre os vários cargos públicos que ocuparam, têm o de prefeito em suas biografias: Iris Rezende, em Goiânia, e seu pai, Maguito Vilela, em Aparecida. Daniel relembrou, em especial, os dois primeiros anos do terceiro mandato de Iris (2009-2012), quando ele foi vereador na capital; e as duas gestões de Maguito, entre 2009-2012 e 2013-2016. “Os primeiros meses são difíceis. Planta-se muito, na esperança de colher depois. Muitos detalhes a serem pensados, sem contar a falta de convivência com a família”, relembrou.

Parcerias

No Encontro Anual de Gestores, Daniel também elencou ações e projetos do governo Ronaldo Caiado que são executados em parceria com os municípios, com destaque para a postura do governador em formalizar convênios com todas as prefeituras, independentemente de o gestor, na esfera política ser aliado ou de oposição ao Executivo estadual.

“Acredito que os programas habitacionais são o melhor exemplo desta preocupação do Governo de Goiás em amparar as gestões municipais e atender demandas dos prefeitos”, disse. “Mas eu ainda citaria o processo de regionalização da saúde, com grandes hospitais no interior; o transporte escolar, que hoje em dia - ao contrário do que ocorria em governos anteriores -, tem seus pagamentos regularizados; e a pavimentação de vias urbanas”.

Gracinha Caiado recebe Prêmio Iris Rezende em encontro de gestores

No primeiro dia do Encontro Anual de Gestores, promovido pela Federação Goiana de Municípios, a primeira-dama do Estado e coordenadora do programa Goiás Social, Gracinha Caiado, recebeu o Prêmio Íris Rezende Machado em reconhecimento ao seu comprometimento e contribuição significativa para a assistência social em Goiás. A cerimônia de premiação, realizada no Centro de Convenções de Goiânia, contou a presença de diversos prefeitos, primeiras-damas e gestores de todo o Estado de Goiás, assim como o vice-governador, Daniel Vilela.

Em seu discurso, a primeira-dama destacou programas sociais que o governo do Estado tem realizado, como o Natal do Coração, o Goiás Alerta e Solidário o Goiás por Elas. De acordo com ela, “quando se trata de pessoas em vulnerabilidade, não se pergunta em quem votou, é preciso atender. Nosso objetivo é romper o ciclo da pobreza e fazer com que as famílias tenham independência financeira”.

De acordo com Gracinha, a realização de muitas das medidas em prol do bem-estar da população goiana só é efetiva em decorrência do apoio dos gestores que apoiam o trabalho. “Em tudo que o Goiás Social faz, os Prefeitos, as Prefeitas, primeiras-damas e secretários são os nossos parceiros e parceiras, e é por isso que o Goiás Social tem dado resultados”, completou.

Apoio ao social

Já o presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, apontou que o prêmio é designado a pessoas que se destacaram pelo seu engajamento na promoção do bem-estar social, desenvolvimento do Estado e empenho pelo municipalismo goiano. “É um prêmio ímpar, dado a uma única personalidade no ano. Este ano, por unanimidade, os Prefeitos e Prefeitas escolheram a Dona Gracinha. Entregamos esse prêmio pelo seu exímio desempenho com um trabalho social que é referência no Brasil, que atende a todas as pessoas, independente da sua cor partidária!”, completou.

A cerimônia de premiação contou com a presença do vice-governador, Daniel Vilela; da secretária de Estado da Educação, Fátima Gaviolli; além de representantes do Governo Federal, com a Francisca Carvalho, assessora da secretaria executiva da Casa Civil e Sergio Dias da Secretaria de Relações Institucionais. O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski também esteve presente, assim como representantes da Caixa Econômica Federal.

O Encontro continua nesta quinta-feira (07/12) com feira de exposições e apresentações culturais. Com o tema “Desafios e Perspectivas para 2024”, a programação abrange diversas áreas da administração pública e tem o objetivo de promover soluções inovadoras e eficazes para os desafios do próximo ano, além do aprimoramento da gestão pública goiana. No encerramento do evento, prefeitos de diversas regiões do Estado receberão o prêmio do Índice de Gestão Eficaz.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias