O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, assume a presidência do Republicanos em Goiás com a missão de fortalecer o partido com vistas às eleições municipais de 2024 e a estadual e federal de 2026.
Ao receber o convite do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, para filiar-se ao partido e, em seguida, assumir o comando da agremiação no Estado, Roberto Naves comprometeu-se com a direção a empenhar-se pela reeleição do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz e buscar alianças para a disputa em cidades importantes como Aparecida de Goiânia e Anápolis.
A destituição de Hildo do Candango, ex-prefeito de Águas Lindas de Goiás, da presidência do partido em Goiás, surpreendeu as lideranças do partido/ Candango havia entrados em “rota de colisão” com Rogério Cruz, proporcionando desgastes ao Republicanos.
A chegada de Roberto Naves à direção estadual do Republicanos contou com o respaldo do deputado federal Jeferson Rodrigues, um dos líderes da igreja Universal do Reino de Deus no Estado.
O marqueteiro Jorcelino Braga, secretário geral nacional do Patriota (agora Mais Brasil) teve atuação decisiva para que Naves fosse convidado para ocupar a direção do Republicanos em Goiás. Braga coordena o grupo de trabalho que orienta e define estratégias para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.
A chegada do prefeito anapolino Roberto Naves ao Republicanos, além de ter pegado muitos de surpresa, parece já ter dado início a uma nova fase do partido, principalmente nas articulações em Goiânia. A legenda, que vinha de uma relação turbulenta com seu membro mais destacado na capital goiana – o prefeito Rogério Cruz – chegando a cogitar um desembarque do governo municipal, agora deve focar no trabalho de fortalecimento de seus nomes do Estado e articular movimentações a nível nacional.
O primeiro ato de Marcos Pereira, presidente do Republicanos e vice-presidente da Câmara dos Deputados, logo após a confirmação de Naves como o novo presidente estadual do partido foi justamente o de tranquilizar as lideranças goianas quanto à independência de cada um.
Uma das que receberam a ligação do presidente nacional foi a vereadora Sabrina Garcêz, presidente do Republicanos em Goiânia. Pereira garantiu à parlamentar que a mesma descentralização e autonomia construídas sob a direção de Hildo do Candango seriam mantidas sob a direção de Naves (que substitui Candango em um momento em que o ex-prefeito de Águas Lindas enfrenta problemas familiares).
Outro ponto que Naves já teria deixado claro foi o de apaziguamento com Rogério Cruz. Segundo Sabrina Garcêz, a relação dos dois “é das melhores possíveis”. Vale destacar que até poucos dias atrás, diante da insatisfação de Candango, houve o risco do prefeito ficar sem seu próprio partido na gestão.
Alianças partidárias
Roberto Naves chegou a acertar filiação ao Partido Liberal, após convite do senador Wilder Morais, mas preferiu optar pelo Republicanos. O acerto ocorreu em Brasília, em encontro com o deputado federal Marcos Pereira, mas ficou definido que o Republicanos vai dialogar com o PL de Wilder Morais e Jair Bolsonaro para fechar alianças visando as eleições de 2024 e 2026.
O prefeito anapolino ressalta a sua proximidade política com o governador Ronaldo Caiado e revela que vai empenhar-se para que União Brasil esteja junto do Republicanos e PL aos próximos embates eleitorais.Roberto Naves tem o projeto eleitoral de concorrer ao Senado nas eleições de 2026. No Progressistas, ele tinha um adversário interno: Alexandre Baldy, que concorreu em 2022 e perdeu o pleito.
O novo presidente do Republicanos acha que, antes de discutir a sucessão estadual de 2026, é preciso esperar o resultado das urnas de 2024 nos 246 municípios goianos.