O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), realizou nesta sexta-feira, 23, no Estacionamento do Estádio Serra Dourada a apresentação do novo ônibus elétrico articulado, que fará parte da frota da Metrobus, em Goiânia. Na oportunidade, realizou também a entrega de benefícios sociais às famílias do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social.
O novo veículo entrará em operação ainda neste mês de fevereiro. O total de investimentos para a concretização do projeto é de R$1,6 bilhão, sendo R$1,2 bilhão somente para aquisição da nova frota. Ao todo, serão 1.170 novos ônibus climatizados, até 2026, sendo 150 elétricos, que vão atender os 150 mil usuários diários do Eixo Anhanguera.
A alimentação desses veículos é realizadas através do uso de energia elétrica, sendo os ônibus dotados de uma central de controle, responsável por receber as informações do pedal do acelerador e gerenciar a eletricidade gerada pela bateria. O veículo também conta com wi-fi, câmeras de monitoramento interno e ar-condicionado.
O DM perguntou ao governador quais seriam as primeiras linhas beneficiadas com os primeiros 70 ônibus que serão entregues nos próximos dias e qual seria o primeiro trajeto a receber a nova frota. "Todas as linhas que operam na Metrobus receberão unidades logo no início", disse. Contemplando assim, as linhas Trindade, Vera Cruz, Senador Canedo, Goianira e Terminal Padre Pelágio.
Após a apresentação, Caiado convidou os profissionais da imprensa para conhecer o veículo. Ele entrou no ônibus e apresentou todos os detalhes da nova frota. Em seguida, fez um tour do Estacionamento Serra Dourada até o Terminal Praça da Bíblia pela Avenida Anhanguera.
Durante o discurso, na entrega da chave do ônibus ao diretor-presidente da Metrobus, Francisco Caldas, Caiado afirmou que as mulheres do estado de Goiás já podem contar com um sistema de alerta para casos de assédio ou abuso sexual dentro dos ônibus. No App do SiMRmtc, o ícone Mulher Segura abre para baixar o App que deve ser acionado em caso de emergência, assim a Polícia Militar (PMGO) receberá a informação e aguardará o agressor no próximo ponto que o ônibus fizer a parada.
O governador acrescentou que os terminais e as plataformas de transporte coletivo da Metrobus da capital serão todos reformados nos próximos meses, passando por uma revitalização do sistema de transporte público no estado.
No Ginásio Goiânia Arena, o governador realizou a entrega de mais 2.689 cartões do programa Aluguel Social. Com essa nova etapa, o número de beneficiados na capital ultrapassa 12 mil famílias. Além de 198 escrituras de regularização de imóveis para moradores de 12 bairros da capital.
Com a presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), o governador fez a entrega dos cartões do benefício Aluguel Solidário e explicou o funcionamento. "Todas as pessoas que sejam elegíveis ao benefício terão que estar ativas no Cadastro Único (CadÚnico) e cadastrar a chave PIX do dono do imóvel que irá receber o aluguel", informou.
O Aluguel Social é um programa que realiza o complemento do valor do aluguel para famílias em situação de vulnerabilidade financeira que não têm moradia própria. Entre os requisitos, ser maior de 18 anos ou emancipado, ter inscrição ativa no CadÚnico e morar no município onde irá cadastrar o benefício há pelo menos três anos.
Além disso, Caiado condeceu mais de 198 escrituras dos imóveis de 12 bairros em Goiânia para os moradores que estavam irregulares.