Home / Política

POLÍTICA

STF julga se Bolsonaro e mais 7 viram réus em ação de trama golpista

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) dá início nesta terça-feira (25) à análise do recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Imagem ilustrativa da imagem STF julga se Bolsonaro e mais 7 viram réus em ação de trama golpista

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) dá início nesta terça-feira (25) à análise do recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas pela trama golpista de 2022.

Os ministros vão analisar questões processuais e decidir se há indícios de autoria e de materialidade na acusação feitas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Se a resposta for positiva, os denunciados se tornam réus e passam a responder a ações penais no Supremo.

O colegiado é presidido pelo ministro Cristiano Zanin e integrado pelo relator do caso, Alexandre de Moraes, além de Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux. A expectativa é que o julgamento seja encerrado na manhã de quarta (26).

Serão analisadas as denúncias contra o ex-presidente, o ex-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro Anderson Torres, o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Augusto Heleno, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid, o ex-comandante do Exército e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e vice na chapa de Bolsonaro em 2022 Walter Braga Netto.

Para o julgamento, o tribunal aumentou o sistema de segurança e criou barreiras de checagem próximas à entrada da sede do tribunal. Só será autorizado o acesso de servidores da corte e de pessoas credenciadas para acompanhar a sessão, como advogados e jornalistas.

Leia também:

Banner
Banner
Banner

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias