O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou uma votação de 4 votos a 1 para tornar réus mais 131 indivíduos envolvidos nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Este é o sexto grupo de investigados, totalizando 1.176 dos 1.300 casos apresentados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). As informações são da Agência Brasil.
Até o momento, além do relator, Ministro Alexandre de Moraes, os Ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia também votaram a favor do recebimento das novas denúncias. O Ministro André Mendonça divergiu da aceitação das acusações.
O julgamento está ocorrendo no plenário virtual, onde os Ministros depositam seus votos no sistema eletrônico do STF e não há deliberação presencial. A votação se estenderá até o dia 29 de maio.
Se a maioria dos Ministros aceitar as denúncias, os acusados se tornarão réus em um processo penal e deverão responder pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. O grupo é composto por acusados de atuarem como autores e instigadores dos atos.
O julgamento das primeiras denúncias teve início no mês passado, e até o momento, o Tribunal tornou réus 1.045 investigados.