Os deputados federais goianos Zacharias Calil e Silvye Alves anunciam posição de independência no Congresso, mesmo o União Brasil com três ministérios do governo Lula. Nos ministérios, foram anunciados Daniela de Souza Carneiro (“Daniela do Waguinho”) para o Turismo e Juscelino Filho para as Comunicações. Já Waldez Goés, que é do PDT, foi indicado pelo União Brasil, segundo Lula, e comandará a pasta de Integração Nacional – a informação é que Goés deve se filiar ao UB
Mesmo com forte presença no governo que se inicia, os integrantes do UB não devem se alinhar ao governo petista facilmente. Conforme aponta o próprio presidente nacional do partido, o deputado Luciano Bivar, apesar de ter indicado três ministros, a sigla não será base formal de Lula.
Antes mesmo das indicações dos ministérios, o deputado Zacharias Calil (UB), já havia se posicionado em relação a sua posição no Congresso. O parlamentar explica que tem suas posições contrárias ao PT e as políticas de esquerda, motivo pelo qual, apesar da aproximação do seu partido com o presidente, ele se manterá independente.
Silvye Alves afirmou que vai votar a favor das pautas do governo Lula de interesse da sociedade, como os programas sociais e melhoria da qualidade de vida das pessoas, além das que melhorem os índices da economia. Essa decisão ela já comunicou ao presidente Luciano Bivar.