A usina de energia solar (fotovoltaica) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) será construída no município de Senador Canedo, em uma área de três alqueires doada pela administração municipal. O local escolhido fica no Residencial do Lago e foi apresentado ao presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, pelo prefeito da cidade, Fernando Pellozo, e pelo senador Vanderlan Cardoso, em reunião no Palácio da Justiça nesta segunda-feira (31).
A usina geradora de energia fotovoltaica terá uma potência de cinco MWp (medida de potência energética associada com células fotovoltaicas) e atenderá todas as comarcas do Poder Judiciário goiano. A estimativa é de uma economia de R$ 12 milhões por ano. O projeto de produção de energia limpa do TJGO é o segundo entre os tribunais do país e a usina será a maior do poder público no Estado e entre os tribunais, considerando as usinas próprias. “Um projeto dessa magnitude é pioneiro no Poder Judiciário. Apenas o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tem uma usina de energia limpa, com geração de dois MWp, portanto, a de Goiás será superior em capacidade”, destaca Carlos França, agradecendo a parceria com o município de Senador Canedo.
No próximo dia 11 de junho, os chefes dos poderes Judiciário e Executivo municipal visitarão a área, para lançamento da pedra fundamental e encaminhamento do projeto de lei da doação para o Poder Legislativo local.
“Essa é uma obra de grande relevância ambiental, não só para a cidade de Senador Canedo, mas para todo o Estado. Então, é motivo de orgulho contribuir com o Tribunal para receber uma usina de energia limpa”, comentou o prefeito Fernando Pellozo.

Para o senador Vanderlan Cardoso, projetos como esse podem contribuir para o país enfrentar futuras crises hídricas. “Estão de parabéns o município de Senador Canedo, que a tempo atendeu na disponibilização da área, o Tribunal por um projeto inovador e o Brasil, de modo geral, que passa por uma crise hídrica muito grande, já para esse ano estão falando em uma crise de energia, então, um projeto como esse vem ajudar bastante”, declarou o senador.
Também acompanharam a reunião o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; e o secretário de planejamento de Senador Canedo, Rafael Gonzaga. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO).