Morreu, na madrugada desta terça-feira (9), o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), aos 87 anos. O político estava internado, tratando complicações clínicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), ocorrido no dia 6 de agosto. No dia, Iris foi internado no Hospital Neurológico de Goiânia, depois de sentir uma forte dor de cabeça e passou por cirurgia para retirar um coágulo do cérebro.
Depois foi transferido, no dia 31 de agosto, para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde estava nesta terça. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o ex-governador passou por uma piora no último sábado (6), quando precisou ser entubado por dificuldades para respirar. O emedebista acabou não resistindo.
O político morre no dia em que completa três meses e três dias de internação. Iris foi eleito governador de Goiás duas vezes para os mandatos de 1983-1987 e de 1991-1995.
Iris Rezende foi prefeito de Goiânia em quatro oportunidades
O líder político também foi eleito prefeito de Goiânia em 1965, 2004, 2008 e 2016. Além disso, foi vereador, deputado estadual, senador e ministro.
Natural de Cristianópolis, Goiás, era advogado e pecuarista. Iris nasceu em 22 de dezembro de 1933, deixa três filhos e a esposa, Dona Iris Araújo.
Informações preliminares apontam que o corpo do político deve chegar a Goiânia às 12h, no Hangar do Governador, no aeroporto de Goiânia
O corpo do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, será enterrado às 17h no cemitério Santana, em Goiânia.
De acordo com a assessoria, o velório irá ocorrer no Palácio das Esmeraldas, na tarde desta terça-feira.
O governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, em notas, lamentaram a morte do ex-prefeito Iris Rezende. O Estado e a prefeitura de Goiânia decretaram luto oficial por sete dias.
Leia também: