Willian Veloso, atual vereador em Goiânia, é aposta promissora do Partido Liberal (PL) para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e levar a bandeira da inclusão para o cenário estadual. Através do primeiro mandato, ele tem dado visibilidade aos direitos da pessoa com deficiência na capital, que há quase uma década não tinha ninguém que representasse o segmento no parlamento goianiense.
A musculatura partidária do PL se fortalece com a atuação do parlamentar que vem conquistando uma sólida rede de apoiadores na capital e nas entidades do Terceiro Setor que trabalham em prol da inclusão. O pré-candidato avalia que agora é o momento de ampliar o trabalho que vem sendo executado para todo o Estado de Goiás. “Somente em Goiânia há mais de 150 mil pessoas com alguma deficiência e no estado há cerca de 500 mil, ou seja, como Deputado Estadual, poderei fazer muito mais”, afirma.
Natural de Goiânia (GO), Veloso viveu a maior parte da vida no setor Cidade Jardim, onde os pais ainda residem. Ele se tornou paraplégico aos 17 anos de idade após sofrer um acidente e construiu a vida acadêmica na cadeira de rodas. Ele é Advogado, Economista e atual Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal e Vice-Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Willian também foi vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO.
As transformações sociais propostas por ele começaram dentro da própria Câmara Municipal, que agora conta com o Gabinete 09, formado majoritariamente por pessoas com deficiência, seja auditiva, física, intelectual e visual. A tribuna do plenário foi adaptada para pessoas com deficiência física e os pisos da Casa de Lei receberam piso tátil, ferramenta inclusiva indispensável para a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Já do lado de fora, diversos setores da capital receberam centenas de obras de acessibilidade como abertura e adequação de canteiros e construção de rampas.
“Acredito que o cenário ideal para buscar as conquistas aclamadas pelo segmento da pessoa com deficiência seria uma tríade, tendo representantes nas funções de vereador, deputado estadual e deputado federal”, explica o vereador.
Caso eleito como Deputado Estadual, Willian reforça que continuará atuando em prol de todas das minorias, não apenas dos cadeirantes. Um exemplo disso, é a parceria que consolidou junto ao Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto, na execução de projetos voltados para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista.
Durante o mandato em andamento, Veloso apresentou mais de 30 projetos de lei pensados na população como um todo e não exclusivamente nas pessoas com deficiência. Dentre alguns destaques, está o projeto que confere ao Município de Goiânia, o título oficial de Capital Nacional da Música Sertaneja com o intuito de fomentar a economia da capital e do estado; o projeto que cria uma frente parlamentar em defesa do Terceiro Setor; o projeto que transformou em lei a Semana Municipal de conscientização sobre o Autismo; o projeto que dispõe sobre a cassação de Alvará de Licença e Funcionamento de escolas da capital que se negarem a realizar matrículas de crianças com deficiência, entre outros.
Aos futuros eleitores que confiarem o apoio em sua candidatura, Veloso assegura que “não irão se decepcionar”. “Estamos preparando algo transformador com vistas à ampliação da representatividade do segmento e de todos, juntos e misturados, no Legislativo do Estado”, reforça o pré-candidato.