Terceira cidade mais populosa e segunda maior economia em Goiás, Anápolis comemorou, neste domingo (31/07), 115 anos de sua fundação. Para marcar o dia, um desfile cívico-militar com presença de estudantes, membros das forças de segurança pública e entidades do setor privado percorreu as ruas do município, reunindo um público de cerca de 6 mil pessoas. Natural de Anápolis, o governador Ronaldo Caiado participou da solenidade. “Resgatar este sentimento de orgulho faz com que cada vez mais haja um compromisso da população com a melhoria da qualidade de vida da cidade”, disse Caiado.
Em 2022, o evento voltou a ser realizado após intervalo de dois anos em função da pandemia de Covid-19. Para o retorno, a organização do desfile escolheu o tema "Celebração da Vida", uma maneira de mostrar a superação gradativa da doença e a importância do cuidado com a saúde.
Na luta contra o vírus, Anápolis recepcionou os brasileiros vindos da cidade chinesa de Wuhan, epicentro inicial dos casos. Também foi na cidade em que a imunização contra a Covid-19 teve início em Goiás, em janeiro de 2021. “A população aqui tem consciência de sua importância no cenário político e social, com compromisso, espírito público e amor ao próximo”, disse o governador.
O desfile partiu da Avenida Goiás, percorreu a Rua Desembargador Jaime e foi concluído na Praça Bom Jesus, que recebeu a concentração do evento. O público pôde acompanhar a passagem do desfile nas arquibancadas e calçadas da região central da cidade. Na parte militar, desfilaram os grupamentos da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar de Goiás e Corpo de Bombeiros Militar do Estado, além de 3.500 alunos de colégios militares. Já o desfile cívico contou com representantes de instituições filantrópicas, grupos de idosos, orquestras de violeiros, atletas, servidores da Prefeitura Municipal das áreas de saúde e limpeza urbana, estudantes da rede municipal e a miss Anápolis, Samara Ferreira.
”Anápolis agradece a todos que nos visitam e aos que trabalharam para que fosse possível estarmos agora nesse desfile”, disse o prefeito da cidade, Roberto Naves. “A cidade é a grande locomotiva do Estado, recebendo novas indústrias, pessoas de todo o país, com uma população extremamente feliz e acolhedora”, completou o prefeito.
O aniversário da cidade também teve bolo comemorativo, e o primeiro pedaço foi entregue pelo governador à moradora Georgeta Pedreiro, de 79 anos, ex-professora. “É uma honra ser anapolina”, comemorou Georgeta.