Os candidatos a governo de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil), Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT), melhor posicionado nas pesquisas, vão intensificar a campanha eleitoral nesta última semana, nas cidades e regiões do estado que possuem maior contingentes do eleitorado, como a capital, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Entorno do Distrito Federal.
O encerramento da campanha pelos principais candidatos deverá ocorrer em Goiânia e em Aparecida de Goiânia, com caminhadas e carreata, tendo à frente Caiado, Mendanha, Vitor Hugo e Wolmir, em eventos organizados pelos comitês eleitorais.
Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado participou de carreatas em diversos municípios do Entorno do Distrito Federal, já no fim de semana, região que conta com 750 mil eleitores aptos a votar em 2 de outubro deste ano. Ele esteve em Formosa, Luziânia, Águas Lindas e Valparaiso de Goiás, cidades com grande número de eleitores. Foram cinco cidades no sábado (24) e cinco no domingo (25).
O governador tem 50,8% da intenção de votos para a reeleição na quinta rodada da pesquisa Serpes/O Popular, o que indica vitória no primeiro turno (conta com 62,1% dos votos válidos).
Mesmo em situação amplamente favorável nas pesquisas eleitorais, Caiado tem pedido empenho da militância política nesta reta final de campanha. “Não podemos afrouxar, temos que estar atentos até ao fechamento das urnas, no domingo”, adverte o governador aos presidentes de partidos e lideranças políticas.
Nesta segunda-feira, Caiado tem eventos de campanha em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Na terça-feira, o governador vai se preparar, com a equipe de marketing eleitoral, para o debate organizado pela TV Anhanguera.
O encerramento da campanha pela reeleição do governador será sábado (1º) com a tradicional caminhada da Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, à Praça Botafogo, no Setor Leste Universitário. A caminhada será pela manhã e, à tarde, a campanha do União Brasil e aliados faz carreata na Região Noroeste da capital. A carreata é também tradicional e remete às campanhas do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, que morreu em 2021.
O ato da campanha de Caiado servirá também de homenagem ao ex-governdor Maguito Vilela, falecido em 2021. Na eleição de 2020, a Região Noroeste recebeu o último ato da campanha do então emedebista para a prefeitura de Goiânia. À época, Maguito estava hospitalizado em decorrência da Covid-19, mas teve a campanha liderada principalmente pelo filho Daniel Vilela, presidente do MDB e atual candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado.
Ronaldo Caiado lidera as pesquisas realizadas pelos institutos Serpes, Ipec, Real Time Big Data, Paraná, Diagnóstico e Goiás Parcerias, confirmando tendência de vitória já no primeiro turno em 2 de outubro. O governador conta com o apoio de 12 partidos, 226 prefeitos e centenas de vereadores estado afora.
Mendanha, Vitor Hugo e Wolmir intensificam eventos e carreatas
Os candidatos ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT) programam eventos, caminhadas e carreatas na reta final de campanha, com foco também no Entorno do Distrito Federal e região metropolitana da Capital.
O comitê eleitoral de Gustavo Mendanha prevê para sábado (1º), atos de encerramento na capital, em Aparecida de Goiânia, onde ele foi prefeito, e também em Anápolis. A região metropolitana de Goiânia concentra quase 1,8 milhão de eleitores, o que representa 36,5% do eleitorado em todo o estado. Já Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral de Goiás, conta com 286 mil 671 eleitores.
Mendanha enfrentou, durante toda a pré e campanha eleitoral, dificuldades de formação de alianças partidárias e também obtenção de respaldo de lideranças políticas. Ele tem reduzido número de apoiadores entre parlamentares, prefeitos, vereadores e partido, além de escasso tempo na propaganda política no rádio e televisão.
Já a campanha de Vitor Hugo mantém atos em cidades do interior, principalmente nas regiões Sudoeste e Entorno o Distrito Federal, além de Anápolis e Goiânia. No sábado, o candidato do PL participou de carreata na capital e convocou aliados a promoverem eventos do tipo também em outras cidades, como Catalão, no sul do estado. Ele esteve também em Cristalina, na região do entorno do DF.
Vitor Hugo faz campanha “casada” com a do presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. “Quero o voto do eleitor de Bolsonaro”, discursa.
Em live de Jair Bolsonaro, quinta-feira (22), Vitor Hugo propôs ao presidente estender a motociata, prevista para o dia 1º, em Brasília, até uma cidade do entorno do Distrito Federal.
Vitor Hugo segue com a estratégia de ligar seu nome ao e Bolsonaro como forma de crescer nas eleições. Na pesquisa Serpes/O Popular, foi o candidato a governador que teve a maior oscilação positiva – 3,2% pontos porcentuais – saindo de 6% para 9,2% da intenção de votos. Essa oscilação positiva, perto do limite da margem de erro, pode ser atribuída a uma transferência tardia de votos pela associação com o presidente da República, mas ainda não foi suficiente para colocá-lo efetivamente na disputa eleitoral.
Candidato das esquerdas com melhor pontual nas pesquisas eleitorais, Wolmir Amado (PT) deve concentrar ações de campanha, na última semana, na Grande Goiânia, principalmente na capital, Aparecida, Senador Canedo, Trindade, onde concentram grande contingente de eleitores. Aparecida tem o segundo maior número de eleitores do estado: 334.859.
Outras cidades que serão foco da campanha petista nesta reta final são Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral de Goiás e os municípios do Entorno do DF. Nesses locais, o QG da campanha de Wolmir planeja intensificar a mobilização de rua nesta última semana.
A intenção da campanha do PT em Goiás é associar a imagem de Wolmir Amado à do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pesquisa Ipec e Serpes mostram que o eleitor goiano não conhece quem Lula e Bolsonaro apoiam para o governo de Goiás. Os dois presidenciáveis, que polarizam a disputa em âmbito nacional, têm uma diferença pequena de intenção de votos em Goiás: 40,1% de Bolsonaro ante 36,3% de Lula.
A campanha de Womir deve ser encerrada, no sábado (1º), com um ato em Goiânia, assim como as de Reinaldo Pantaleão (UP), Helga Martins (PCB),Edigar Diniz (Novo e Cíntia Dias (PSOL).