Os seguidores do deputado federal Major Vitor Hugo (PL) criaram uma das maiores fake news da campanha eleitoral em Goiás até agora. Os militantes usam as redes sociais para disseminar desde o início da semana a desinformação de que Ronaldo Caiado (União Brasil) buscaria apoio de Lula para "derrotar Vitor Hugo e Bolsonaro".
Divulgado em blogs sem autoria e apócrifos, o texto procura relatar uma aproximação política impossível: desde 1989, quando foi candidato a presidente da República, Caiado é adversário do PT. Ao tentar aproximar Caiado de Lula, Major Vitor Hugo procura se super-valorizar na disputa, para tentar sair de um desempenho considerado decepcionante - ele tem até agora menos de 5% nas sondagens de opinião. Caiado, segundo a última pesquisa Serpes/O Popular, tem 53,9% das intenções de voto e caminha para ser reeleito no primeiro turno.
Os militantes do major espalham a desinformação em vários canais, como grupos de WhatsApp e Telegram. Sem conseguir subir nas pesquisas, Vitor Hugo tem aumentado o nível de críticas e sustentado discursos considerados estapafúrdios até mesmo pela oposição ao governador. Integrantes do partido do candidato, o PL, já foram condenados pela Justiça por espalhar outras fake news contra o governador.
O major nasceu na Bahia e viveu no Rio de Janeiro, sendo eleito em Goiás, em 2018, com apenas 31.190 mil votos. Puxado pelo deputado federal Delegado Waldir para a Câmara Federal, Vitor Hugo não conseguiria sua reeleição caso mantivesse o número de votos conquistados em 2018. A postura do major, que costuma se confundir ao falar sobre Goiás (pediu desculpas por confundir Goiânia com Goiás Velho), tem irritado até mesmo aliados.
Os candidatos, por sua vez, cobram maior responsabilidade dos participantes da disputa e maior fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Vitor Hugo não precisa da união de ninguém para derrotá-lo. Essa é a maior fake news da história! Imagina ter que buscar Lula para derrotar alguém com 4% nas pesquisas! Forasteiro e paraquedista que não conhece Goiás, jamais conseguiria enganar a população. É uma estratégia para supervalorizar o passe e, mais adiante, justificar a derrota inevitável", diz o deputado estadual Bruno Peixoto.
Bruno explica que Caiado e Lula são a popular mistura "água e óleo” e são adversários políticos desde 1989, quando se enfrentaram na eleição presidencial. Nos mandatos de deputado federal e senador, Caiado se destacou nacionalmente como um dos principais líderes da oposição durante os governos do PT.