Pesquisa Serpes divulgada na noite desta sexta-feira, 9, indica que o governador e médico Ronaldo Caiado (União Brasil) venceria as eleições de 2 de outubro no primeiro turno, com 53,9%, na sondagem estimulada, repetindo o mesmo desempenho de 2018.
Esta seria a primeira vez na história de Goiás que um governador consegue a proeza de liquidar a disputa no primeiro turno por duas vezes seguidas.
É a maior diferença do primeiro colocado para o segundo: o médico venceria com 34,7% de frente.
Um dos motivos para o indicativo de vitória é a aprovação ao governo de Caiado, que tem mantido patamar superior à linha indicial de busca por reeleição - que é de avaliações entre bom e ótimo acima de 40%.
Gustavo Mendanha (Patri), educador físico e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, é o segundo colocado da sondagem do Serpes divulgada na noite de sexta-feira. Ele pontua 19,2% - resultado menor do que a última sondagem do Serpes.
O instituto ouviu 801 eleitores entre 4 e 6 de setembro. Segundo a metodologia do instituto, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O questionário foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número GO-06481/2022.
Terceiro
Em terceiro lugar - na nova sondagem - aparece o militar e deputado federal Major Vitor Hugo (PL), com 4,7%. Os partidos considerados, em tese, de esquerda ou centro -esquerda se classificam na sequência: Wolmir Amado (PT), Cíntia Dias (Psol) e Helga Martins (PCB) pontuam, respectivamente, 2,2%, 1,4% e 0,9%.
A pesquisa é um recorte do impacto das primeiras duas semanas de exposição dos eleitores às propagandas eleitorais veiculadas diariamente, os embates espontâneos nas mídias e a movimentação nas ruas.
A campanha de Caiado demonstra maior impacto, já que tem invadido as ruas com militância e maior poder de persuasão.
A realização de amplas carreatas e bandeiradas também podem ter auxiliado no desempenho do gestor.
O impacto da campanha reflete agora em números consolidados que desde a pré-campanha guardam semelhanças com o atual cenário, com a diferença que Caiado esticou a diferença a 22 dias do encontro do eleitor com as urnas. Em comparação com a última sondagem, Caiado cresceu 6,2%.
Na sondagem divulgada há duas semanas, no dia 22 de agosto, o governador Ronaldo Caiado registrou 47,7% das intenções de voto no primeiro turno; Gustavo Mendanha pontuou 19,7%.