Didi: a força do turismo religioso
Diário da Manhã
Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 01:56 | Atualizado há 7 anos
O prefeito de Palmelo – cidade do sudeste goiano e reconhecida como a Capital Espírita do Brasil -, Eladir de Paula Ribeiro (PSD), popularmente chamado de Didi, destaca que um dos potenciais do município é o turismo religioso e em sua gestão pretende incentivar e dar condições para que a economia local se desenvolva mais baseada nesse nicho. “Estamos buscando e pleiteando recursos para isso. A economia da cidade gira em torno do turismo religioso. Precisamos reformar o Sanatório Espírita, reforma o Centro Espírita Luz da Verdade e divulgar mais o nome de Palmelo para que haja mais turismo na cidade, o que viabiliza mais a nossa economia”, destacou em visita ao jornalista Batista Custódio, no Diário da Manhã na última segunda-feira.
Didi ainda revela que recentemente se estabeleceu no município o médium Zé Nilton, o que fomenta o turismo religioso espírita em Palmelo. “Além de outros existentes, desde quando foi fundada, chegou agora em Palmelo um médium famoso, ZéNilton, quejáestáatendendonacidadecomoperaçõesmediúnicas”, conta e reforça o interesse em receber turistas para que conheçam o município e seus potenciais: “Quero enfatizar que minha cidade está à disposição de todo o povo que quiser visitar Palmelo, principalmente na área religiosa. Estamos de portas abertas”, convida.
Didi, que está em seu primeiro mandato e nunca pleiteou cargo eletivo – há 20 anos é servidor público estadual na Saneago -, destaca que decidiu ser candidato por querer contribuir com o município, já que nasceu em Palmelo. “Nunca tive cargo eletivo, sempre fui funcionário público estadual da Saneago na área técnica, na Superintendência de Estudos e Projetos. Entrei na vida pública por amor a cidade, sou nascido e criado em Palmelo, minha família é da cidade, meu bisavô é um dos fundadores de Palmelo, que ajudou criar a cidade em função do Centro Espírita Luz da Verdade. O que me levou a entrar na vida pública foi dar minha parte de contribuição à minha cidade”, revela.
CRISE
O prefeito reforça que, apesar das dificuldades financeiras que os municípios têm passado, em seu primeiro ano de mandato conseguiu fazer avanços importantes. “Temos trabalhado bastante em todas as áreas. Na zona rural estamos recuperando as estradas vicinais, reformamos o Ginásio de Esportes, estamos reformando pelo menos parte do hospital, já entregamos posto de saúde reformado. Agora, estamos com o programa do governador Marconi, o Goiás na Frente, e começamos as obras de pavimentação asfáltica e recapeamento das vias urbanas”, explica .
Além do apoio do governo do Estado, Didi lembra que tem buscado apoio junto aos deputados de seu partido, tanto em Goiânia quanto em Brasília. “Os municípios estão muito sacrificados com a questão financeira, por isso que estamos nos desdobrando, correndo atrás, vindo à Goiânia e Brasília frequentemente para buscar benefícios para nossa cidade, porque nossa população precisa ser atendida. Estamos enfrentando várias dificuldades na questão financeira, mas para isso estamos recorrendo ao meu deputado federal e estadual e ao governador do Estado, que tem a tendência de nos ajudar bastante”, comenta.
PROJETOS
Em relação aos projetos para os próximos anos, Didi ressalta que além do turismo religioso há obras que deverão ser realizadas em Palmelo. “Queremos reconstruir o Clube Municipal que está fechado há mais de 10 anos e é um anseio muito grande da população, onde teremos aulas de natação, prática de esportes para jovens, adultos e até a melhor idade. Temos uma demanda habitacional de mais de 100 famílias que precisam de moradias, e já temos projetos prontos, através da Agehab e Caixa, para levar moradia para nossa cidade, já temos a área onde será”.
Questionado sobre a corrupção na política brasileira, Didi destaca que se tornou política para retribuir ao município e garante que em sua gestão não será “desviado nenhum litro de gasolina ou um centavo sequer. Tudo é para ser investido e está sendo investido no município”, promete. O prefeito acredita que para que a corrupção tenha fim a lei deve ter peso e o povo consciência do voto. “Penso que deve valer a lei, esses políticos que querem benefícios próprios devem ser varridos da política e a população não deve votar mais neles”.
GOVERNO DE GOIÁS
A respeito das ações do governo do Estado e do governador Marconi Perillo (PSDB), Didi destaca o caráter municipalista dos programas, como o Goiás na Frente, e acredita que o governador tem se destacado a nível nacional e seria positivo para o estado caso ele dispute na chapa majoritária as eleições de 2018. “Vejo com bons olhos, seria uma honra para o povo goiano ter a nível nacional o governador Marconi Perillo. É um nome que está crescendo bastante no país inteiro. Para nós prefeitos seria de fundamental importância, acredito que o governador Marconi sendo o presidente da República ou vice-presidente iria ajudar muito o estado de Goiás, não só o estado, mas os municípios. O governador Marconi é municipalista, ele tem boa vontade em ajudar os municípios e tenho certeza que vai ajudar muito mais”, enfatiza.