Exposição conta história da Assembleia Legislativa de Goiás
Redacão
Publicado em 7 de março de 2022 às 15:49 | Atualizado há 3 anos
Com a abertura de sua nova sede, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove a exposição Alego – 187 anos de Goiás, que conta a história da Assembleia passando por todos os seus prédios, desde a Cidade de Goiás até o atual Palácio Maguito Vilela, no Park Lozandes. Com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS/Secult) e em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a mostra reúne imagens e documentos sobre a trajetória do Legislativo estadual, trajetória essa que começa a ser desenhada a partir de uma Lei, aprovada durante o Império, que alterou a Constituição brasileira e demarcou o nascimento das atuais Assembleias.
O layout da exposição se estrutura em torno de marcos temporais que, mais do que uma experiência cronológica, convidam o visitante a dimensionar o alcance e a importância institucional do Parlamento a partir das múltiplas interseções que vão sendo estabelecidas ao longo dos anos. Ainda que não esgotem ou deem conta por completo da trajetória do Legislativo na história goiana, os marcos elencados remetem a contextos políticos e sociais e, em especial, evidenciam as transições vividas desde a Cidade de Goiás com destaque para as sedes já ocupadas pelo Parlamento.
Alego – 187 anos de Goiás é uma exposição sobre a Assembleia Legislativa, mas sobretudo sobre Goiás. Ao realizá-la, a Assembleia incentiva a pesquisa, o estudo e o conhecimento sobre o nosso Estado, o que inclui o incentivo ao pertencimento da sociedade aos espaços de poder e tomada de decisão. Pensando nisso, a Alego quer disponibilizar nos próximos meses um tour virtual 360º da exposição: a viabilização desse acesso amplo e irrestrito, com foco principalmente nos cidadãos do interior goiano, se dará por meio de uma parceria com a equipe do Digital Lab da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Exposição: Alego – 187 anos de Goiás
Data: Até 3 de maio
Local: Assembleia Legislativca de Goiás – Palácio Maguito Vilela, Avenida Olinda, Park Lozandes, Goiânia-GO