Homenagem a Maguito Vilela reúne Caiado, Daniel, Vilmar e Mendanha
Redação
Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 15:18 | Atualizado há 2 anos
Uma homenagem a Maguito Vilela reuniu políticos e autoridades em evento em Aparecida de Goiânia nesta terça-feira (24). Entre os convidados estiveram o governador Ronaldo Caiado (UB), e o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), filho de Maguito. Gustavo Mendanha (Patriota), ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato derrotado ao governo de Goiás em 2022, também estava presente.
A solenidade foi organizada pelo prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriota). O evento é a primeira agenda pública de Caiado desde que o governador foi submetido a uma cirurgia no coração, em dezembro.
O busto de Maguito Vilela foi confeccionado em bronze e tem 0,65cm de altura x 0,50cm x 0,28cm de perfil. A obra é assinada pelos escultores Sival Floriano Veloso e Luiz Olinto de Paula Leite.
Em entrevista coletiva, Caiado ressaltou a expressão política de Maguito em Goiás. “Maguito sempre foi uma referência política pela sua honradez e zelo no tratamento do dinheiro público. Fez uma carreira brilhante em Goiás ocupando todos os cargos públicos do Legislativo e Executivo”.
Já Daniel Vilela disse que está dialogando com a Prefeitura de Aparecida para, em parceria com o município, instalar na cidade um gabinete da vice-governadoria. A medida foi uma promessa de campanha. “A nossa família fica sensibilizada com a iniciativa do prefeito Vilmar Mariano em homenagem o nosso pai, que tanta saudade nos traz”.
O prefeito Vilmar Mariano disse que existe uma Aparecida de Goiânia antes e depois de Maguito Vilela. “O momento é histórico para Aparecida de Goiânia. Estamos homenageando uma pessoa que tem uma história marcada na cidade. Eu fico emocionado. Fui um grande amigo de Maguito. Fui vereador quando ele era prefeito, hoje estou o sucedendo. Ele deixa um grande legado que jamais será esquecido”.
Ex-prefeito Gustavo Mendanha também ressaltou as qualidades pessoais e de homem público que foi Maguito Vilela. “Eu me inspirava em Maguito. Ele era o nosso orientador, o nosso mentor, o nosso conselheiro. Tive duas perdas que me doem até hoje, meu pai, Léo Mendanha e Maguito Vilela”.
Maguito Vilela foi governador de Goiás, vice-governador, senador, deputado federal e estadual prefeito de Aparecida de Goiânia por dois mandatos. Também foi vereador por Jataí. Ele completaria 74 anos nesta terça-feira (24).
O ex-prefeito morreu no dia 13 de janeiro de 2021 em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19. Na data, ele já estava eleito e empossado chefe do Legislativo de Goiânia, mas não chegou a exercer efetivamente o cargo.
O evento em homenagem a Maguito ocorreu na praça em frente à Cidade Administrativa de Aparecida, que recebeu o nome do ex-prefeito.