Indígenas ateiam fogo em caixões como protesto na Esplanada dos Ministérios
Samara Veiga
Publicado em 27 de agosto de 2021 às 16:58 | Atualizado há 4 anos
Indígenas protestam pelo quarto dia colocando fogo em caixões de papelão na Esplanada dos Ministérios contra o marco temporal para demarcação de terras. Manifestantes de várias regiões se reuniram em Brasília, nesta sexta-feira, 27.
Também entraram no espelho d’água do Palácio da Justiça, em que fica a sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou o fogo, ninguém se feriu. A Polícia Militar do DF também acompanhou o protesto e bloquearam o trânsito na via S1, que já foi liberada.
Marco Temporal
O marco temporal entrou em pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), mas teve o julgamento adiado para 1º de setembro. O STF começou a julgar se as demarcações de terras indígenas devem seguir o “marco temporal”.
Segundo informações do G1, o julgamento deverá apresentar manifestações de entes interessados, mais de 30 entidades cadastradas para falar.
Conforme o marco temporal, indígenas podem reivindicar apenas demarcação de terras já existentes antes da Constituição de 1988.