Política

“Legado de Maguito serve de inspiração para prefeitos”

Redação

Publicado em 30 de novembro de 2023 às 14:59 | Atualizado há 1 ano

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, incentivou prefeitos do MDB de diferentes regiões do país a se inspirarem no legado político-administrativo deixado pelo seu pai, Maguito Vilela, morto em 13 de janeiro de 2021 por complicações da Covid-19. Na noite desta terça-feira (28/11), ele participou, em Brasília (DF), da entrega do Prêmio Maguito Vilela de Boas Práticas em Gestão Municipal, iniciativa inédita coordenada pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) – órgão pensante e de formação política do MDB.

“Em Aparecida meu pai teve uma missão extremamente extenuante e desafiadora, porque ele assumiu uma cidade com crescimento desordenado, sem nenhum tipo de planejamento”, relatou Daniel. “Mas foi o período que ele mais se sentiu realizado. Tanto que disputou a Prefeitura de Goiânia, em 2020, e foi eleito sem fazer campanha, dentro de um quarto de hospital, entubado. Vamos seguir as boas práticas que ele nos deixou, vamos cuidar das pessoas, trabalhar a favor delas”, conclamou.

No evento coube ao vice-governador a entrega do prêmio “Município Destaque”. Com o projeto “São José do Rio Preto: cidade inteligente, resiliente e humana”, o prefeito Edinho Araújo, maior vencedor da noite, subiu ao palco e também enalteceu a trajetória política de Maguito que, além de prefeito, foi vereador, deputado estadual, federal constituinte, vice-governador, governador e senador. “E presidente nacional do MDB, cargo do qual ele teve muito orgulho. Sua ligação com o partido era muito forte”, acrescentou Daniel.

A FUG recebeu 105 inscrições de prefeituras administradas pelo MDB; 65 passaram para a segunda etapa, divididas nas categorias Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Sustentabilidade e Mobilidade. Aparecida de Goiânia, que Maguito administrou por dois mandatos (2009-2012 e 2013-2016) foi a vencedora desta última, com o Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, que inclui os eixos estruturantes Norte-Sul construídos na cidade.

“Fico feliz por ver a nossa fundação e o MDB desempenhando um papel extraordinário como este, reconhecendo as eficientes e inovadoras políticas públicas coordenadas pelos nossos prefeitos”, afirmou Daniel. “E expresso aqui, em nome da minha família, toda a minha gratidão por esta homenagem ao meu pai”, acrescentou o vice-governador, que estava acompanhado pela esposa, Iara Netto, e pelo filho Frederico.

“Ponto de equilíbrio”

O deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, lembrou que o slogan do partido – “Ponto de Equilíbrio” – foi extraído de um discurso feito por Maguito, durante ato político na capital goiana. “Enquanto alguns querem plantar ódio e discórdia, vamos plantar boas sementes para colher bons frutos. O ‘ponto de equilíbrio’ está registrado na alma dos emedebistas”, encerrou o parlamentar.

Integrantes da Fundação Ulysses Guimarães em Goiás também prestigiaram o vice-governador e a homenagem a Maguito, assim como a deputada federal Marussa Boldrin (MDB) e os prefeitos emedebistas Vilmar Mariano (Aparecida de Goiânia), Edson Guimarães (Pontalina), Marcelo Paiva (Anhanguera) e Haroldo Naves (Campos Verdes), este também presidente da Federação Goiana dos Municípios.

Caiado relembra eleição presidencial de 1989 em lançamento de livro

O jornalista Fernando Mitre lançou, terça-feira (28/11), na Universidade de Brasília (UnB), o livro “Debate na veia: Nos bastidores da tevê, a democracia no centro do jogo”. Na obra, ele retrata os debates eleitorais que vivenciou como diretor de jornalismo da TV Bandeirantes, a partir da eleição presidencial de 1989. Convidado para o lançamento da publicação, o governador Ronaldo Caiado relembrou a participação histórica na primeira eleição direta do país após 29 anos que, segundo ele, “marcou a consolidação da democracia no Brasil”.

Ao reencontrar Mitre, o chefe do Executivo goiano destacou a coragem do jornalista em coordenar os debates em uma eleição com muitos candidatos e um contexto político delicado. “Esse livro tem uma importância muito grande. Você conseguiu fazer com que o debate se transformasse num momento ímpar da história da democracia brasileira”, lembrou o governador, que na época tinha 34 anos e disputava sua primeira eleição, com outros 21 candidatos. “A partir dali tivemos um novo período na política do país”, completou.

“Naquele momento histórico existia um conflito legítimo e saudável”, lembrou o jornalista e escritor, que também pontuou a importância de Caiado na disputa. “O governador Ronaldo Caiado, naquele tempo um jovem líder ruralista, representante da UDR (União Democrática Ruralista), trazia uma mensagem muito forte. Era conflito garantido com outros setores da mesa, que também traziam bandeiras muito fortes. Do ponto de vista televisivo, foi espetacular. Do ponto de vista político, foi histórico”, avaliou Mitre.

Nomes históricos

O lançamento reuniu lideranças políticas e autoridades, entre ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), lideranças políticas e jornalistas, que compartilharam lembranças e acontecimentos marcantes. O governador assistiu a trechos dos embates e reviu fotos da época. “É algo indescritível, aos 39 anos de idade sentar naquela roda e disputar com os maiores debatedores do Brasil e com todas as tendências políticas e ideológicas. Eu, que já participei de várias eleições, para deputado, senador, governador de estado, nada foi tão marcante quanto a eleição de 89”, relembrou Caiado.

Liderança histórica do setor produtivo rural, o governador salientou ainda que as projeções que fez à época se concretizaram. “Naquela época, nós produzíamos em torno de 60 a 70 milhões de toneladas. O Brasil, hoje, produz 317 milhões de toneladas. Ninguém acreditava nesse potencial”, pontuou. Caiado e Mitre relembraram dos embates intensos e da participação de outros personagens importantes, como Leonel Brizola, Lula, Collor, Paulo Maluf, Mário Covas e a mediadora, a jornalista Marília Gabriela. “Eram os maiores debatedores do Brasil, ao mesmo tempo todas as tendências políticas e ideológicas estavam ali sentadas”, destacou o governador.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias