Política

Novo Papa será escolhido em 7 de Maio

DM Redação

Publicado em 28 de abril de 2025 às 17:24 | Atualizado há 3 horas

O conclave — processo de votação entre cardeais da Igreja Católica — será realizado a portas fechadas na Capela Sistina, reunindo 135 cardeais eleitores.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a programação começará com uma missa solene na Basílica de São Pedro. Após a celebração, os cardeais se dirigirão à Capela Sistina, onde permanecerão isolados do mundo exterior até que um novo pontífice seja escolhido.

O processo não tem duração fixa, mas os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Tradicionalmente, o conclave ocorre entre 15 e 20 dias após a morte do papa anterior, respeitando o tempo de luto e preparação.

No primeiro dia do conclave, haverá apenas uma rodada de votação. A partir do segundo dia, os cardeais realizarão duas votações pela manhã e duas à tarde. Para ser eleito, um candidato precisa obter dois terços dos votos. Os cardeais escrevem o nome de seu escolhido em uma cédula, abaixo da frase em latim “Eligio in Summum Pontificem” (“Eu elejo como Sumo Pontífice”), sendo orientados a alterar sua caligrafia habitual para preservar o sigilo.

Caso não haja uma decisão até o final do segundo dia, o terceiro dia será dedicado exclusivamente à oração e reflexão, sem votações. Após esse período, as votações são retomadas até que um novo papa seja eleito, o que pode levar dias ou até semanas.

O mundo acompanha a decisão pela chaminé da Capela Sistina: duas vezes ao dia, as cédulas são queimadas. A fumaça preta sinaliza que não houve consenso; já a fumaça branca anuncia que a Igreja Católica tem um novo líder.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias