Simeyzon Silveira destaca potencial do turismo goiano
Diário da Manhã
Publicado em 20 de janeiro de 2017 às 22:54 | Atualizado há 8 anos
Ao longo de 2016, conforme estabelece suas atribuições previstas no Art. 45 do Regimento Interno, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa promoveu discussões de assuntos relativos ao desenvolvimento do potencial turístico goiano, realizando reuniões e gestão, junto aos órgãos locais, nacionais e internacionais, no sentido de difundir o potencial turístico do Estado e adotar políticas públicas que visem sua qualificação como indústria geradora de lazer, de entretenimento, de empregos e de riquezas.
Nesse sentido, a Comissão de Turismo da Alego, entre fevereiro e novembro de 2016 realizou diversas reuniões ordinárias sob a presidência do deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC). Em abril do ano passado a Comissão participou ativamente da Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Goiás. O evento realizado no Senac/Goiás discutiu, entre outros assuntos, a criação do Fundo Estadual de Turismo, Regulação do Transporte Turístico Interestadual, Sinalização Turística de Destinos, Modernização do Aeroporto Santa Genoveva e do Centro de Convenções de Goiânia, Promoção dos Destinos Turísticos e Apoio a Eventos e apresentação do Mapa Turístico de Goiás.
A Comissão de Turismo também analisou e deu parecer favorável a dois projetos de lei que visam a melhoria das ações no setor de turismo em Goiás. O primeiro nº 4.107/15, de autoria do presidente da Comissão de Turismo, Symeizon Silveira, dispõe sobre a regulamentação da atividade de Guia de Turismo no Estado de Goiás. A propositura versa que entre as funções desse profissional estão as atividades privativas de acompanhar, orientar, transmitir informações a pessoas ou grupos em visitas, excursões urbanas ou especializadas além da prestação de serviços relacionados com recepção, traslados, atendimento em rodoviárias e aeroportos.
A Comissão de Turismo analisou e deu parecer favorável também ao projeto nº 1.693/15, de autoria do deputado Luis César Bueno (PT) que cria condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico. Pela proposta os municípios do Estado a serem beneficiados com tal classificação terão de atender algumas condições como ser destino turístico consolidado e possuir atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, naturais, culturais ou artificiais em áreas como Ecoturismo, Turismo Religioso, de Pesca, de Aventura ou de Negócios e Eventos.