O adolescente Daniel Sousa Rosa, de 12 anos, morreu terça-feira (19) em Goiânia, após ser contaminado por leptospirose, bactéria transmitido pelas fezes e urina de ratos. A família do garoto é residente de Goiandira, interior do estado de Goiás, eles acreditam que houve erro médico no diagnóstico do garoto.
Daniel procurou a Santa Casa de Catalão pela primeira vez no dia 11 de janeiro e foi diagnosticado com intoxicação alimentar. Ele voltou para casa, mas os sintomas não desapareceram. No último dia 15, ele precisou ser levado às pressas para Goiânia, onde foi internado na UTI de um hospital. Exames feitos comprovaram que o paciente tinha leptospirose. Ele chegou a ficar internado por quatro dias, mas veio a óbito.
Em nota, a Santa Casa de Catalão, onde o menino recebeu o primeiro atendimento, disse que ele chegou à unidade com sintomas que podem ser facilmente confundidos com viroses ou intoxicação alimentar, como dor de cabeça, vômito e diarreia. Por esse motivo ele foi liberado e orientado a voltar ao hospital caso o estado de saúde não normalizasse. Ele foi enterrado ontem (20), na cidade natal.